"A Bahia da Baía"

...Terra primeira!

Terra guerreira, de gente aguerrida, hospitaleira.

Onde respirar cultura é natural vendo seus sobrados e ladeiras.

E velha cidade da baía com suas igrejas e sua brejeirice é uma eterna menina com seu umbigo a mostra (Forte de Sao Mercelo-Umbigo da Bahia) com sua negritude pulsando ao som dos tambores a atabaques.

Portuguesa nos traços, na arquitetura e mestiça em sua maneira de ser, nos invade com seus cheiros e sabores, cores e ritmos.

Ser Baiano é estado de espírito de graça, e alegria.

É a poesia declamada na praça do poeta e do povo, a pulsante carne (Carnaval) numa alegria elétrica e afro nas veias da cidade.

São as ondas do mar numa calma Caymesca, ou o pôr-do-sol do Farol da Barra ou da Ponta de Humaitá.

Terra Primeira, terra certeira como flecha que acerta bem em cheio o coração do visitante.

Que quadro parte leva sua história mas deixa na boa terra um desejo de retornar.

Terra primeira que eu não canso de falar, sentir, pensar.

Que está em mim, em você em todos que ela visita.

Impregnando cada um de nós com seu encanto e seu canto.

Bahia, muito mais que alegria e felicidade é a terra de todos nós, nativos e turistas, é do mundo, da humanidade.

Terra primeira de mistérios e misticismo, encanto, religiosidade e fé!

Terra primeira onde não dizemos adeus e sim um simples, Até...

Empregando na palavra um sentimento de que retorne ao seu seio o visitante, desejando felicidade aos seus filhos espalhados pelo mundo e que levam sua história e cultura, no seu andar, gestos, falar e no seu franco sorriso onde quer que vá..."

("A Bahia da Baía", by Carlos Ventura)