Rubens da Rocha Portal – O Maior Ambientalista do Amapá

Rubens da Rocha Portal é um Engenheiro Florestal que após 4 décadas de intensa atuação profissional se tornou o maior ambientalista do Estado do Amapá e um dos mais importantes da Amazônia!!!

Ele nasceu na belíssima cidade de Afuá, no arquipélago do Marajó (Pará), filho do pescador Berlino Farias Portal e da seringalista Dolores Mota da Rocha. Ainda pequeno, mudou-se com sua família para Macapá, onde concluiu os estudos.

Em 1972, teve o privilégio de fazer parte da 1ª turma de Engenheiros Florestais da recém-estruturada Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP).

Em 1977, ingressou no quadro técnico do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), em Belém.

Em 1978, ajudou a fundar a Delegacia Regional do IBDF no Amapá, atuando nos anos seguintes no apoio à expansão e interiorização do Instituto com a implantação de Postos de Controle e Fiscalização (POCOF) nas localidades de Bailique, Afuá, Jarí e Tartarugalzinho.

Ocupou diversos cargos importantes, liderando equipes multidisciplinares, em parceria com órgãos públicos e empresas, sempre em articulação constante com diversos segmentos sociais, contribuindo extraordinariamente para a construção de políticas públicas de proteção ambiental.

Foi um dos fundadores da Associação de Engenheiros Florestais do Amapá (AEFA), e juntamente com vários companheiros ajudou a criar o arcabouço legal de uso racional dos recursos naturais, como: Lei Estadual de Florestas, Código Ambiental do Amapá e Sistema Estadual do Meio Ambiente.

Sua presença constante em debates, consultadas públicas, levantamentos técnicos e grupos de pesquisa foi decisiva para criação de diversas Unidades de Conservação, como por exemplo: Reserva Biológica do Lago Piratuba, Parque Nacional Cabo Orange, Floresta Nacional do Amapá, Reserva Biológica do Parazinho, Reserva Biológica da Fazendinha e Floresta Estadual do Amapá.

Participou ativamente de atividades e projetos de educação ambiental em escolas, vilas de pescadores e comunidades tradicionais.

Certamente que de todos os seus feitos, foi através do Projeto Quelônios que Rubens Portal ultrapassou as fronteiras de sua terra para tornar-se uma referência nacional na proteção dos recursos naturais da Amazônia.

O “Projeto Quelônios do Amapá” possui 35 anos de história e conquistas!!! Nesse longo período foi responsável pela proteção de mais de 1 milhão de filhotes de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajá (Podocnemis unifilis) – um número realmente expressivo que consagrou esse trabalho colocando-o no topo das iniciativas de conservação de fauna na região. Contudo, o mais interessante foi a mudança de comportamento de inúmeras comunidades que deixaram de lado a exploração irracional dos quelônios para se tornarem parceiras, participando das ações protetoras e das pesquisas científicas desenvolvidas.

Quem estava presente lá no começo e vestiu a camisa ao lado de Rubens Portal em busca desses sonhos hoje pode olhar para trás satisfeito e comemorar a construção desse valioso legado para o Amapá e toda Amazônia.

A trajetória de Rubens da Rocha Portal é sinônima de valor e prestígio. Seu exemplo positivo serve para os diplomados em Engenharia Florestal e colegas do IBAMA, mas não só estes, pois quem conhece sua história aprende o significado do amor e respeito à natureza de nosso país!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/01/2016
Reeditado em 12/01/2016
Código do texto: T5507619
Classificação de conteúdo: seguro