O que as mulheres têm...(EC)

Simone de Beauvoir (1908), a filósofa que libertou as mulheres, tem ousadia. Para essa mulher, o destino de cada um é moldado a partir das suas próprias escolhas. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher” – com essa máxima Simone questiona a condição feminina e desconstrói o mito da inferioridade do gênero feminino.

Olga Benário (1908), a militante comunista judia– esposa de Luís Carlos Prestes, morta num campo de concentração, tem coragem e um imenso amor de mãe.

Madre Tereza de Calcutá (1910), missionária católica albanesa, tem um profundo sentimento de generosidade. Pelo mundo, ajudou a pobres e doentes.

Elis Regina (1945), a pimentinha, célebre cantora da MPB, tem um talento inominável, ela interpreta com o coração e eternizou as canções: “Fascinação” e “Como nossos pais”.

Hebe Camargo (1929); Marília Pera (1943); Bete Lago (1955), ícones da dramaturgia brasileira, têm um modo de encarar a vida distinto – de cena, jamais saíram, porque lá permaneceram até o fim.

Maria, a mãe do menino Jesus, a figura feminina mais venerada do Cristianismo, aquela que disse o primeiro “Sim” – sem restrições, imposições e promessas -, tem fé e força espiritual.

Malala (1997), a pequena paquistanesa que se tornou grande – ganhadora do Nobel da Paz 2014, em reconhecimento a sua luta pelo direito à educação de meninas, tem determinação.

Maria José (1928), minha mãe, filha de Raimundinha e Joaquim, mulher admirável, “de natureza frágil e fortaleza tanta”, na vida fez tudo de modo diferente. Foi filha, irmã, tia e mãe com desvelo e, às vezes, de forma extremada, tendo desempenhado esses papéis simultaneamente. Acertou, errou, refez os caminhos tantas vezes, mas não desistiu de nenhum daqueles que foram destinados a ela.

Minha mãe tem algo de Beauvoir, de Olga, de Madre Tereza, de Elis, de Maria, de Hebe, de Bete, de Marília e de Malala.

E tem algo muito singular – cumpriu com afinco sua missão.

p.s. deixo aqui minha homenagem à minha mãe, às mulheres citadas nesse texto e a todas vocês, mulheres, feitas de fibra que fortalece e ampara.

Este texto faz parte do Exercício Criativo – O que as mulheres tem.

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/oqueasmulherestem.htm

RosalvaMaria
Enviado por RosalvaMaria em 29/02/2016
Código do texto: T5558756
Classificação de conteúdo: seguro