HOMENAGEM AO PROFESSOR ÍTALO REBOUÇAS

Professor,

Dentre as muitas lições que o senhor nos ensinou uma, com certeza, nunca esqueceremos, “Ser operador do direito é estar em questionamento permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Assumindo esta missão como um sonho do cotidiano, para permanecer vivo e exercendo com a paixão, a profissão que escolhemos”,

Mas para isso é preciso o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.

Medo e coragem em romper com o velho.

Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.

Medo e coragem em construir o novo.

Medo e coragem em assumir a justiça como fim último do direito,

Medo e coragem para trilhar caminhos nem sempre confortáveis.

Operacionar o direito com a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente, através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito.

Por isso, terminado o semestre temos muito a agradecer, dentre os agradecimentos muitos são para o senhor, que apesar da pouca idade, sempre agiu com maturidade e dia após dia nos mostrava a importância de aprender. Suas aulas eram sempre mescladas de atualidades e conhecimentos rebuscados, mas o que mais me marcou foi sua paixão pela justiça, não pela lei, ou pelo direito, mas pela justiça mesmo, seu desejo de fazer diferente de nos fazer acreditar que a justiça está ao alcance de todos, mas para isso é preciso lutar, ter consciência, ser insistente.

O que mais nos fascinava era seu jeito apaixonado de falar nas coisas que acredita. A emoção que colocava em cada fala defendendo seus ideais; sua juventude nunca foi barreira para lidar com as diferenças. Sempre nos alertando que para ser um bom operador do direito é preciso conhecer os usos, costumes, hábitos, religião, comportamento social, a escala de valores, as razões que determinam os anseios do grupo social onde vamos aplicar a lei, pois não podemos esquecer nunca que o direito é reflexo da estrutura social de um povo e/ou grupo social.

Creio professor, que outra grande lição que o senhor nos deixa é o respeito às diferenças e a necessidade de questionar sempre, nunca formando juízo de valores a partir de nossos valores e crenças.

ACRÓSTICO

Palavras às vezes são insuficientes para dizer o que sentimos

Raras, elas não expressam o que se passa em nosso interior,

O difícil é encontrar aquela que traduza com precisão e

Fidelidade o que queremos dizer; mesmo assim vou tentar

Escrever de forma simples e honesta o que precisa saber

Sobre as marcas que deixou em nossa formação,

Suas aulas eram mais que transmissão de conhecimentos

O seu amor pela justiça sempre ficou evidente.

Rogando aos céus que me ajude tentarei lhe agradecer.

Ítalo, você sempre foi encantador

Talvez pela carinha de anjo, ou cabelos encaracolados

A cor dos olhos também ajuda, mas acredite, não é isso professor

Lembrarei com saudade é de suas aulas, do muito que me ensinou

Os ensinamentos que transmitiu, o amor pela justiça.

Recebi do senhor muito mais que conhecimentos

Esses quaisquer um pode transmitir, um autodidata pode aprender;

Bom mesmo foi aprender pelo exemplo, pela paixão

O que você nos ensinava... Esta professor foi a maior lição.

Usarei com sabedoria tudo que me ensinou,

(Ç) comigo sempre estará à lembrança de um menino/homem

Amante do saber e defensor da justiça, que muito me ensinou

Sobre a vida do operador do direito e como devemos nos comportar.

Esta foi uma homenagem feita no final do semestre ao meu professor de História do Direito e Antropologia, um jovem e talentoso advogado, que com sua prática nos faz acreditar que o mundo ainda tem jeito.

OBRIGADA Dr. Ítalo, já posso chamá-lo assim, afinal falta pouco para o senhor colocar merecidamente o Dr. Sucesso.

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 10/07/2007
Código do texto: T559083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.