1313-PAUTA da Solenidade de POSSE dos Novos Membros da INTERNATIONAL WRITERS AND ARTISTS ASSOCIATION IN OHIO/TOLEDO/USA EM BH/MG NO PALÁCIO DO GOVERNADOR

1313-PAUTA da Solenidade de POSSE dos Novos Membros da INTERNATIONAL WRITERS AND ARTISTS ASSOCIATION IN OHIO/TOLEDO/USA EM BH/MG NO PALÁCIO DO GOVERNADOR

________

Cerimônia de Posse dos Novos Membros da IWA:

Internacional Writers and Artists Association.

Pauta preparada por Sílvia Araújo Motta.

Data: Belo Horizonte, 10 de julho de 2007

Horário:15:00 horas

Local: Auditório do Palácio da Liberdade

Traje: Social

Convite Especial

________________________________________________________

Senhoras e Senhores,

Boa Tarde! Agradecemos a todos os presentes o honroso comparecimento a esta sessão.

________________________________________________________

É com imensa satisfação que a Presidenta e o Corpo dos Diretores brasileiros da IWA recebem a todos para a solenidade de POSSE DOS NOVOS MEMBROS, nesta data de 10 de julho de 2007, no Palácio da Liberdade.

________________________________________________________

1-Anunciamos a presença e temos o prazer em convidar para presidir a mesa, a Doutora TERESINKA PEREIRA Presidenta da International Writers And Artists Association.

________________________________________________________

2-O Doutor Aluísio Pimenta, ex-Ministro da Cultura, Ex-Reitor da UFMG e UEMG, Assessor Especial do Governador e nesta solenidade, representante do Doutor Aécio Neves da Cunha, o Governador de Minas Gerais.

________________________________________________________

3-O Coronel James Ferreira Santos, Chefe do Gabinete Militar do Governador Aécio Neves da Cunha.

________________________________________________________

4-A Senhora CONCEIÇÃO PILÓ, Diretora Cultural da IWA, Curadora do Palácio da Liberdade.

________________________________________________________

5-A Senhora Wanda Carvalho Lacerda,representante das Amigas da Cultura/BH/MG/Brasil.

____________________________________________________6- Convidamos o Dr. Jair Asbahr, Presidente da AMESP-Associação dos Municípios do Médio Sapucaí Prefeito de Bueno Brandão, cidade de Minas Gerais

_______________________________________________________

A letra do HINO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE foi escrita em 1814 por Francis Scott Key, um advogado e poeta amador com 35 anos de idade. Key escreveu a canção depois de testemunhar o bombardeamento de Fort McHenry, em Baltimore (Maryland) pela frota britânica, em Chesapeake Bay, durante a Guerra de 1812. Cantada com a música da canção de taberna inglesa "To Anacreon in Heaven", tornou-se popular nos Estados Unidos. Foi declarada hino nacional por uma resolução do Congresso a 3 de Março de 1931.

________________________________________________________

A Lei n. 5.700 - de 1º de setembro de 1971 , dispõe no

Art. 6º: O Hino Nacional é composto da música de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osório Duque Estrada, de acordo com o que dispõem os Decretos n. 171, de 20 de janeiro de 1890, e n. 15.671, de 6 de setembro de 1922, conforme consta dos Anexos ns. 3, 4, 5, 6 e 7.

Parágrafo único. A marcha batida, de autoria do mestre de música Antão Fernandes, integrará as instrumentações de orquestra e banda, nos casos de execução do Hino Nacional, mencionados no inciso I do artigo 25 desta Lei, devendo ser mantida e adotada a adaptação vocal, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno.

________________________________________________________

Convidamos a todos, para de pé, co-participar desta manifestação patriótica:

-Audição do HINO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, onde está localizada a SEDE da IWA, aqui representada pela Doutora Teresinka Pereira.

-Canto do HINO NACIONAL BRASILEIRO.

________________________________________________________

A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS TEM A SUA SEDE EM OHIO/TOLEDO, NOS ESTADOS UNIDOS da AMÉRICA DO NORTE.

ATUALMENTE TEM MAIS DE 1300 MEMBROS NOS CINCO CONTINENTES.

É A MAIOR ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA E ARTISTICA DO MUNDO. ENTRE SEUS MEMBROS MAIS ILUSTRES HÁ PRÍNCIPES, PRESIDENTES DE NAÇÕES, GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA E DA PAZ, GRANDES ESCRITORES, GRANDES ARTISTAS, EDITORES, COLECIONADORES DE ARTE, ATIVISTAS CULTURAIS.

_______________________________________________________

Neste momento passamos a palavra

para a Senhora CONCEIÇÃO PILÓ, Diretora Cultural da IWA, Curadora do Palácio da Liberdade,

que prestará uma homenagem em versso,à Presidenta da IWA/USA e lhe fará a oferta de uma obra de arte de sua autoria.

_______________________________________________________

Palavra do Filólogo e Camonólogo, Prof. João Bosco de Castro, Presidente do Conselho Superior da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG e Curador do II Concurso de Prosa lítero-científica da Funfação Guimarães Rosa, que prestará homenagens:

*à Língua Portuguesa pela sua importância nos países lusófonos.

*ao Poeta Luís Vaz de Camões.

*ao Brasil, pela importância de seus escritores e artistas na IWA.

*ao prosador João Guimarães Rosa

*ao poeta Bruno Tolentino que morou 30 anos na Europa.Prof. na Oxford, na Sorbone. Prof. de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.Um dos maiores nomes da Poesia Clássica e do soneto alexandrino no Brasil. Morreu dia 27 de junho de 2007, no dia do nascimento de João Guimarães Rosa, que completaria 99 anos.

*ao escritor José Bento MONTEIRO LOBATO

*ao poeta Godofredo de Moura Rangel.

*Oferta de cada Coletânea das 2 Versões do Concurso de Prosa Líterocientífica da Fundação Guimarães Rosa.

______________________________________________________

Assistiremos, agora, o poeta e EMPOSSANDO WILMAR SILVA

dramatizando um poema " BRASIL " de sua autoria.

______________________________________________________

Apresentando

TERESINKA PEREIRA

Teresinka Pereira nasceu no Brasil é Presidenta da Associação Internacional de Escritores e Artistas. Recebeu da Ordem Soberana da Cavalaria de Malta São João de Jerusalém, o título hereditário de "Dama de Graça" assinado pelo Grão Prior Dom K. Vella Haber, S. O. S. J., 8 de janeiro de 1997.

Em 1999, foi eleita Senadora e Embaixadora do Parlamento Internacional de Segurança e Paz. Foi nomeada Ministro dos Direitos Humanos na Comissão dos Povos Indígenas do Parlamento Internacional. Recebeu o Prêmio Nacional de Teatro do Brasil, e obteve o título de Poet of the Year (Poeta do Ano) pela Canadian Society of Poets. Em 1989 foi eleita membro da Academia Norte-Americana da Língua Espanhola, correspondente da Real Academia Espanhola. Em 6 de outubro, 2002, recebeu o Prêmio Nacional "Valores Universais da Humanidade" na Itália.

Teresinka Pereira foi indicada candidata ao Prêmio Nobel em 2005, pelo International Poetry Translation and Research Center. Em maio de 2005, recebeu a Medalha de Mérito da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2005, recebeu a medalha Parlamentar "Sérgio Vieira de Melo", e, em 2006, o Prêmio Mundial de Poesia na China,

Diplomas e Certificados de Doutorados e Honoris Causa:

1972. Doutora em Filosofia e Línguas Neo-Latinas da University of New Mexico, USA.

1997. Doutora Honoris Causa da Unversity Simon Bolivar, Universidade “Simon Bolívar”, em Venezuela.

1999. Professora Honoris Causa da Internationale Akademie St. Lukas de Antuerpia.

2001. Doutora Honoris Causa da International Academy of Culture anda Political Science, da Alemanha.

2002. Doutora em Ciências Políticas e Doutora Honoris Causa da American International University of Paramaribo, Surinami.

Poeta e tradutora, Teresinka Pereira divulga a poesia brasileira entre os povos de todos os continentes, por onde sempre viaja, em busca de novas experiências de vida e de arte poética.

___________________________________________

NESTE MOMENTO PASSAREMOS A PALAVRA À DOUTORA TERESINKA PEREIRA, PRESIDENTA DA IWA

que a seguir procederá à POSSE DOS NOVOS MEMBROS DISTINGUIDOS NA IWA, NESTA REUNIÃO EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS BRASIL, AGRACIADOS COM O TÍTULO DE “MEMBERSHIP.”

NOVOS MEMBROS DA IWA /2007:

1-ADILSON CERQUEIRA SOARES

Escritor, Artista Plástico, Poeta, Bacharel em Direito, Presidente da AME BRASIL,Diretor Cultural do Clube dos Oficiais da PMMG, Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG.Autor do Livro: Maria Fumaça.Mineiro, natural de Juiz de Fora.

_____________________________________________

2-FABRÍCIO MARQUES DE OLIVEIRA

D- Doutor, pela Universidade Federal/MG, especialista em Literatura Comparada. Autor do livro “SAMPLERS” que marca Prêmio de Literatura, na Bahia. MEU PEQUENO FIM”, “DEZ CONVERSAS” em edição bilingüe. JORNALISTA- Revista Zunai.CONTOS DO SÉCULO,

“NA VIRADA DO SÉCULO”: POESIA da Invenção no Brasil “POESIA EM MOVIMENTO”, POESIA DE PAULO LEMINSKI e o ensaio “AÇO em FLOR”: Editor do SUPLEMENTO LITERÁRIO /MG/2004, Organizador / incentivador da ALIPOL, mineiro natural de Manhuaçu .

_____________________________________

3-GILBERTO MADEIRA PEIXOTO

Médico,recebeu o Prêmio Oswaldo Cruz

Membro da Academia Mineira de Medicina

Associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico/MG,

Da Arcádia de Minas Gerais e de outros...

Associação Mineira de Medicina do Trabalho,

Instituto Mineiro de História da Medicina.

Registra estudos: Itália, Nederland,França. Gêneve!

Professor de Cursos de Medicina do Trabalho.

Esteve Médico da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira.

Integrou Atividades Médicas na Clínica de Sabará.

Membro de Sociedades Científicas Culturais,

Tecnológicas, Didáticas, Educadoras, Sociais,

Mineiro , natural de Sabará.

4-HILDA LOURENÇO EUCLYDES SANT´ANNA

Honras ao Mérito entre as “Dez Mais da Música Lírica”

apresentar-se SOLISTA em várias Óperas no papel de

Lisa, Museta, Flora, Frasquita, Mercedes,Sóror Dulcina,

Dorabella, Clorinda, Princesa das Chardas, Marcelina,

A Baiadeira,Te Deum,Valentina.

Fez o Curso de Graduação:Música, Regência, Declamação:

Universidade Mineira de Arte.Apresentação Internacional!

Referências das aulas com o Professor Isaac Karabtchevisk,

Especialista de Canto, com o famoso Prof.Walter Cardoso.

com a Profa.Maria Sylvia Pinto.

Cursos na Fundação de Educação Artística.Convite honroso:

ns Programas de TV, no Panamá,Montevidéu e Buenos Aires e outros países.Inúmeras Medalhas, Comendas e Estado da Educação, Sesiminas, Elos Clube, etc.

5-JORGE LASMAR

Jorge Lasmar, natural de Perobas, hoje Doresópolis-MG.

Presidente da Academia Mineira Maçônica de Letras.

Reeleito Presidente do Conselho Superior da Arcádia-MG.

G- Grande Orador, Professor,Vice-Diretor e Conselheiro Universitário,

Membro do IHGMG e da Academia Patrocinense de Letras.

ex-Conselheiro, Primeiro Secretário e Diretor

Ordem dos Advogados/MG.Presidente da SOAMAR.

ex-Conselheiro Federal da OAB.

Gran Maestro Onorario da Gran Loggia d´ Itália,

e della Massoneria Universale.Ex-Venerável Mestre /BH.

L-Livros publicados: “História do Grande Oriente /MG”

“A face Oculta da História-No IHGMG e fora dele”

“Maçonaria, Maçons e os 100 anos de BH”

“Hypollito Mendonça, José Bonifácio de

Andrada e Silva, Padre Belchior, Tiradentes e a Maçonaria...

e outros.

6-MARCIA DE SOUSA ALMEIDA

Natural de Boa Esperança, Pedagoga, Escritora, Poeta.

Acadêmica Dorense de Boa Esperança.

Filha de João Faustino de Souza legalmente titulado no Posto Militar de Alferes .

Presidenta da Fundação Educacional Caio Martins

7-MARIA RIBEIRO PIRES

Advogada, professora, Escritora com POETA com prêmios significativos na literatura brasileira.

Autora de “Liberdade, Amor e Responsabilidade”

“Tio Plínio e os outros”.Nas Letras Barbacenenses revelou-se em “O menino e o Burrinho”

“Ecologia na Escola”

Ocupa a Cadeira 40 do Patrono Geraldo Teixeira da Costa,na Arcádia de Minas Gerais,Sócia Efetiva da AMULMIG e Parceira-Assessora da ALJGR/PMMG.

8-MARIA STELLA LIBANIO CHRISTO

Seu Curso Normal de Professora

teve a conclusão em 1932,

no Colégio Sacre Coeur de Marie.

Logo, foi para o Colégio Santo Inácio

No Rio de Janeiro,

Fez o Curso de Filosofia e Pedagogia.

Livros publicados de sua autoria:

In 1997: “Fogão de Lenha”-300 anos/Cozinha

Bem mineira. “Quentes e Frios” do Brasil.

A “Hora do Lanche”, “Cozinha Popular”

No “Fogãozinho”, “Minas de Forno e Fogão”

Instigante “Viagem Saborosa pelo Brasil”

Os “Sabores e Cores das Minas Gerais”.

Conferencista:

H-Honrosos Congressos e Festivais,

R-Rússia, Itália, Cuba, Rio de Janeiro,etc.

9-PEDRO SÉRGIO LOZAR

Pedro Sérgio Lozar, Jornalista, Editor,

Redator do Palácio da Liberdade-Assessor

Desde o Governo Itamar Franco! Revisor:

Revista da Academia Mineira de Letras e Encontro.

O tradutor do Espanhol, Francês, Russo, Italiano.

Sua autoria: “Fale sem Receio, escreva com Prazer”

E “Dicionário Biográfico do Tribunal de Contas”MG.

Respeitável co-autoria:“Manual de Jornalismo em Rádio”.

Grandiosa “Enciclopédia dos Municípios Mineiros.”

Inúmeros Artigos publicados na Imprensa e Revistas.

O Teatrólogo, em três atos: “Bárbara Heliodora”.

Lozar fez a útil tradução do Espanhol: “A Doença,

O que é e para que serve? À sua Saúde.” E outros!

Zelosa versão direta do russo: “Anna Karênina.”

“A vida surpreendente de “Fiór Chaliápin.”

Recomendado “Três Gigantes da Novela Russa.”

10-ROGÉRIO SALGADO

Poeta, natural de Campos dos Goytacazes/RJ. Reside em Belo Horizonte/MG desde 1980. Tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Com 32 anos de carreira literária, tem mais de 20 livros publicados.

Em 2000 foi editor e orientador de pesquisa do livro Uai Poético Pesquisando as Raízes e Veias Poéticas, de Virgilene Araújo. Neste mesmo ano, criou com Wal Souza e outros poetas, o Sarau do parque ecológico Lagoa do Nado em Belo Horizonte.

Em 2005 realizou com Virgilene Araújo, o 1o Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia. Também com Virgilene Araújo, idealizou e concebeu o projeto Poesia na Praça Sete, realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Figura em muitas antologias, entre elas: A Poesia Mineira no Século XX (Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil.

11-VIRGILENE ARAÚJO

Natural de Januária/MG, educadora artístico-social, membro do NEPPCOM/Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo/FAE/UFMG, reside em Belo Horizonte desde 1996. Autora dos livros: Uai Poético Pesquisando as Raízes e Veias Poéticas, Brincando de Representar (Belô Poético-2001) e Tipo Exportação (Belô Poético-2004), esses dois últimos em parceria com Rogério Salgado. Seu trabalho retrata sua preocupação com as questões sociais.

Idealizou e realiza, juntamente com Rogério Salgado o Belô Poético-Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte.

12-WALTER RIBEIRO CARDOSO

Mestre Walter Ribeiro Cardoso

Artista, exímio Pianista, Musicólogo

Teatrólogo. Ator, de espírito Bondoso.

Excelente Escritor, Religioso, Organista.

Realizador Profissional, de Projeção Internacional.

Maestro, Cantor ,Compositor, Poeta.

Títulos Honoríficos em várias entidades culturais.

Diretor Cultural do Elos Clube de Belo Horizonte,

filiado ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

com Inúmeras Medalhas, Comendas e Condecorações.

Com mais de 90 anos, leciona 6 horas de aula, diariamente.

Referência musical sexagenária

na Igreja de Lourdes-fundador de um Coral.

Companheiro Elista! Defende o Humanismo,

S-Sua corrente é solidária. Seus Elos são fortes!

13-WILMAR SILVA

Wilmar Silva, artista nos palcos brasileiros,

Inventa moda poética; forma evolutiva exótica,

Lidera grupos poetas contemporâneos, inteiros!

Mineiro de Rio Paranaíba.Prêmios Nacionais!

Atualmente, Curador do “Terça Poética/BH”.

Reside em Belo Horizonte, Capital adotada.

Suas “Lágrimas & Orgasmos” “Moinhos de Flechas”

Incendeiam amores;“Arranjos de Pássaros e Flores.”

Liberdade e farta dramatização na criatividade.

Video Poemas! França, Portugal, Espanha, Itália!

Agora na IWA/USA, um sonho real, de verdade!

Belo Horizonte, 1º de julho de 2007.

__________________________________________________________________________

Palavra da Senhora CONCEIÇÃO PILÓ que prestará uma homenagem à DOUTORA TERESINKA PEREIRA, com uma Obra de Arte de sua autoria.

Palavra da Senhora

SILVIA ARAÚJO MOTTA, Membro da IWA, Cônsul dos Poetas del Mundo em Belo Horizonte e Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa que prestará uma homenagem à Doutora Teresinka Pereira e lhe fará a oferta da Coletânea da IWA em BH.

LÍNGUA PORTUGUESA.

Soneto Decassílabo Heróico Nº839

Sílvia Araújo Motta

A Língua Portu(gue)sa de Ca(mões),

Machado de Assis-(Gê)nios do sa(ber)

inteira luz gi(gan)te entre as na(ções)

conduz valor can(tan)te em cada (Ser.)

Impõe respeito, (gló)rias nas li(ções)!

Linguagem pura (cum)pre seu de(ver),

razão perfeita im(pe)de os arra(nhões),

palavra forte, i(ma)gem de po(der).

No linguajar que (fi)no trato al(can)ça

na mente mostra (fúl)gidos le(trei)ros,

reparte a bela (Flor) do Lácio-he(ran)ça.

Sonora e rica (bri)lha pelo (mun)do

e tem na escrita (bra)dos alta(nei)ros:

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Ricardo Reis,

Heterônimo de

Fernando Pessoa

____________________________________________________

PALAVRA do Dr. Jair Asbahr, Presidente da AMESP-Associação dos Municípios do Médio Sapucaí Prefeito de Bueno Brandão, cidade de Minas Gerais, para homernagear os Empossandos da IWA/OHIO/USA/2007.

___________________________________________________

PALAVRA do Doutor Aluísio Pimenta, ex-Ministro da Cultura, Ex-Reitor da UFMG e UEMG, Assessor Especial do Governador e nesta solenidade, representante do Doutor Aécio Neves da Cunha, o Governador de Minas Gerais.

-------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO LÍRICA ARTÍSTICA

___________________________________________

1ª MÚSICA - IO VIVO E T’AMO

Autor: Fabio Campana-Cantores: Alice de Souza e Antonio Olímpio Nogueira

____________________________________________

2ª MÚSICA - FRIO EM EL ALMA

Autor: Miguel Angel Valladares-Cantora: Hilda Lourenço

_____________________________________________

3ª MÚSICA:LARGO AL FACTOTUM DELLA CITTÀ- IL barbiere di Siviglia (Rossini)

Pianista Patrícia Itaborahy-Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

4ª MÚSICA:CANÇÃO DO TOREADOR- Carmen ( Bizet

Pianista Patrícia -Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

5ª MÚSICA - MELODIA DA NOITE INESQUECÍVEL

Autor: Walter Ribeiro Cardoso-Cantores: Hilda Lourenço e José Sena Reis

_____________________________________________

6ª MÚSICA: THE LORD' S PRAYER- GOSPEL MUSIC ( MALLOTE)

Pianista Patrícia -Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

7ª MÚSICA :HAI GIA VINTA LA CAUSA- LE NOZZE DI FIGARO ( W. A. MOZART )

Pianista Patrícia e Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

8ª MÚSICA: NHAPÔPÉ- CANÇÃO ( HEITOR VILLA- LOBOS )

Pianista Patrícia e Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

9ª MÚSICA: HAI GIA VINTA LA CAUSA- LE NOZZE DI FIGARO ( W. A. MOZART

Pianista Patrícia e Cantor: Eduardo Sant ´Anna

_____________________________________________

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

À Teresinka Pereira

Por Conceição Piló

Plena de Luz

Ela traz paz e amor

Com teu gesto que seduz

Gesto nobre de doador

Voluntária, idealista

Do humanismo e fervor.

Senadora, Embaixadora do BEM,

Presidindo e Professando

Cumprindo sua Missão

Com generosidade e ardor,

Fidelidade e paixão.

Teresinka nos seduz,

Fica em nosso coração.

Com carinho e a GRATIDÃO

Ao país que a dotou

E o seu destino exaltou.

Belo Horizonte, 10 de julho de 2007.

---***---

AGRADECIMENTOS

A todos que de várias formas

registraram a participação neste evento

de POSSE DOS NOVOS MEMBROS DA IWA

INTERNACIONAL WRITERS AND ARTISTS ASSOCIATION UNITED STATES OF AMERICA.

________________________________________________________

CONVITE PARA O CAFÉ

COM PÃO DE QUEIJO MINEIRO

NA SALA DE IMPRENSA DO GOVERNADOR.

________________________________________________________

VISITA ÀS INSTALAÇÕES DO PALÁCIO DA LIBERDADE, SOB A ORIENTAÇÃO HISTÓRICA , DA MUSEÓLOGA, CURADORA CONCEIÇÃO PILÓ.

________________________________________________________

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 11/07/2007
Reeditado em 09/08/2007
Código do texto: T560097
Classificação de conteúdo: seguro