AO PASTOR NOÉ PRADO PONTES

Amado pastor Noé, em nome da Igreja Assembleia de Deus km 02, recebi a incumbência de lhe escrever uma homenagem. Apesar de esporadicamente escrever algumas homenagens, nunca fiz uma direcionada a um pastor. Então, por momentos fiquei em frente ao computador, imaginando o quê e como escrever esse tributo a uma pessoa como o senhor.

Pensei em começar pelo seu nome, afinal de contas Noé é um nome conhecido por quase toda a humanidade, estando entre os três homens mais justos da bíblia segundo Ezequiel 14.14. Acho que seria um bom começo, afinal de contas, como descrever, como medir a paciência de um homem que durante 120 anos trabalhou em prol de um projeto de salvação, firmado na promessa de um dilúvio, quando nunca tinha caído uma gota de chuva na terra? É muita fé e muita paciência, qualidades que de fato temos observado em ti, o que lhe faz jus ao nome!

Mas retrocedi na ideia e pensei em começar mesmo por seu histórico, rascunhado por sua amada esposa Etiene. Falar do seu nascimento em Santarém no dia 24 de janeiro de 1974, em lar cristão apesar de humilde! Falar do abandono paternal pelo qual passaste desde os cinco meses de idade, da necessidade de começar trabalhar pra se manter a partir dos oito anos e de demais adversidades às quais enfrentaste no caminho até aqui.

Porém, desistir desse roteiro também, queria algo diferente e fiquei indagando em pensamento “Meu Deus, como homenagear o pastor?”.

Foi então que percebi, que a maior homenagem a um pastor é justamente ser denominado de PASTOR! Mas não exclusivamente pelo título, pela credencial, mas pelas necessárias características de pastor, de se fazer pastor. Daí passei a buscar para análise as características de um verdadeiro pastor. Onde encontrar então?

Bíblia com certeza! Salmo 23 mais especificamente. Lá, encontrei uma nota que diz que tanto no Antigo, quanto no novo testamento, o termo “pastor” é utilizado para ilustrar a liderança. A palavra: “pastor”, expressa o Amor, a provisão, a intimidade e o cuidado espiritual que um líder temente a Deus deve possuir. Inclui tanto o bordão que representa a correção, quanto o cajado que simboliza a direção. O salmo 23 descreve o maior de todos os pastores: Jesus Cristo ao desempenhar suas funções, porém, ao mesmo tempo, ensina aos lideres cristãos como de fato ser um pastor, porque o Bom pastor: Provê; Dá descanso; Guia com segurança; Renova e refrigera; Guia e conduz; Protege; Corrige e consola; Alimenta e unge; Ama; Provê abrigo permanente.

Bem o salmo 23 descreve todas essas qualidades de um pastor, mas como se adquire essas qualidades? Nos livros? Nos seminários? Nas igrejas? Não!

Vejamos a vida do grande líder Moisés. Será que foi no estudo da ciência do Egito que Moisés adquiriu esses atributos? Não! Moisés viveu 120 anos. Nos quarenta que viveu no Egito, aprendeu que era tudo; em quarenta anos apascentando ovelhas, aprendeu que não era nada; e nos quarenta em que conduziu o povo de Israel pelo deserto aprendeu que Deus era tudo.

Para ser pastor, é necessário aprender que não se é nada, que Deus é tudo e que se deve viver para servir, como Moisés serviu a Jetro e logo depois ao povo de Israel os amando tanto, ao ponto de arriscar ter seu nome riscado do livro da vida a ver a destruição deles. Isso se chama abnegação, liderança, pastoreado, Amor incondicional!

E Davi, como aprendeu a ser o grande líder e pastor que foi da casa de Israel? Ele nutriu esse mesmo amor incondicional, amor que lhe inspirou a escrever o salmo 23, aprendeu sob privações, sob sol e chuva, em dias quentes e noites frias, como ser um pastor. Arriscando a vida em montanhas e vales, para salvar as ovelhas de seu pai das garras de lobos, leões e ursos! Com certeza privava-se de alimentos, de sono, mas servia fielmente, primeiramente ao seu pai, e depois ao seu líder e rei Saul, mesmo sabendo que este intentava matá-lo. Um dia, perante o profeta Gade, demonstrou seu Amor ao povo, escolhendo ele cair nas mãos do Senhor a ver o seu povo padecer. Isso é saber servir, abnegar, se entregar, é saber amar!

Sei que o senhor conhece bem essas histórias meu amado, elas com certeza lhe trouxeram inspiração para se tornar o pastor que és. E esta é a maior homenagem que podemos lhe fazer neste dia especial de aniversário. Dizer-lhe que és um pastor, nosso pastor, e que és um pastor à altura do que sonhaste ser.

Dizer-lhe que tudo pelo qual passaste desde o inicio da sua vida foi para produzir em ti, as qualidades necessárias para ser tornar o líder que és. Deus trabalhava em sua vida desde o inicio. As privações, as adversidades, o trabalho infantil quando devias está estudando. Sim! Tudo de acordo com os planos do Senhor, pois ali, Ele te ensinava a ser humilde, a sofrer calado e buscar no Senhor o refúgio, o consolo. A cada gota de suor que escorria de teu rosto afadigado pelo trabalho durante o calor do dia e a cada gota de lágrima que derramavas sob as angustias da noite, Ele te ensinava, te conduzia pela mão. Sei que sentias a sua presença porque Deus sempre esteve contigo. Ele te abraçou e te pôs no colo naquelas noites das quais não consegues falar sem que as lágrimas banhem teu rosto.

Mas as lágrimas que agora escorrem, são leves, suaves, lágrimas de gratidão, não é mesmo? Pois hoje percebes que os caminhos, as pedras, os espinhos, foram necessários, produziram as pérolas que hoje te enriquecem a alma. Foram por esses caminhos e sob essas condições que Ele te levou desde os 18 anos a trabalhar na sua obra ao lado muitos pastores, para que aprendesses primeiramente a arte de servir. Não se aprende a ser líder sem que se aprenda antes a arte de saber servir.

Foste fiel no pouco e Deus está te honrando com muito. E deves saber que não estamos falando de bens materiais, pois sabemos que não te prendes a eles, estamos falando de tesouros verdadeiros, da família que tens: tua esposa, teus filhos; a igreja que serves; a paz que transborda hoje em teu coração. E Deus ainda haverá de te dá muito mais enquanto tiveres te doando à sua obra.

Esta igreja te admira, pelo pastor que és Noé Prado Pontes!

Neste momento procurei saber seu nome completo, e ri ao perceber que talvez essa homenagem pudesse mesmo ter se iniciado pelo seu nome, pois de uma forma ou de outra o seu nome conduz a ideia que tracei sobre pastor. Ora se Noé significa repouso, descanso; Prado significa campos, campina e Pontes como qualquer estrutura que visa interligar, unir, dá acesso, podemos concluir que até seu nome está relacionado à sua função de pastor. “Aquele que conduz ao repouso dos campos”. Não faz lembrar o versículo 2 do salmo 23? “Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. Não é essa mesma a função do pastor?

Sabe de uma coisa meu amado, apesar de seu pai, que se Chama José Cajado Pontes, ter abandonado a família, ou seja, abriu mão do Cajado, Deus repassou essa Cajado a você e seus irmãos e vos lançaram pelos Prados, pelos Campos, para servirem de Pontes entre os homens e Jesus Cristo, entre as ovelhas e o maior de todos os pastores: Jesus Cristo!

É essa sua função meu pastor!

Parabéns!

Feliz aniversário!

Continue a ser o pastor que és!