A nossa constelação...
 
Crux, Cruzeiro, constelação, Além de estar no céu, as estrelas localizadas no Polo Sul Celeste, materializam-se em sólidas paredes azuis, firmemente encravadas no coração da nossa cidade, proporcionando abrigo para a educação e guarida para a cidadania. Por elas, já passaram centenas, milhares de alunos, crianças e jovens, cidadãos lourencianos. Entre esses estudantes, orgulho-me de relembrar que, pelos bancos escolares do Cruzeiro, passaram o meu pai, Elpídio (Nenê) Dieckmann, e o meu tio Erwin Dieckmann, alunos esforçados e, embora com idades diferentes, na mesma sala de aula, sempre atentos às lições do velho e sábio mestre português, Dionísio Duarte de Aragão, radicado na cidade desde 1915, que lecionava todas as disciplinas entre elas, o português, a aritmética e a geometria. Lembro que, pequeno ainda, eu ouvia da boca do meu pai as belas e saudosas lembranças, sempre enaltecendo o grande professor e a escola. Atualmente, apesar dos tempos difíceis em que vivemos em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, com a pouca valorização dos nossos professores, temos no nosso valoroso Cruzeiro do Sul, uma trincheira de resistência, em defesa do bom ensino e em honra de toda a sua história na comunidade lourenciana. Assim, entendemos que, de geração em geração, o nosso Cruzeiro do Sul, formou, forma e formará muitos de nossos cidadãos, os encaminhando para a vida na comunidade e fora dela. E, que venham por aí, mais noventa anos de história...
 
08/06/2016
12h 59min


* Texto escrito em homenagem aos 90 anos de fundação do colégio Cruzeiro do Sul, de São Lourenço do Sul - RS, a minha cidade natal. 



Meu blog: http://jdieckmann.blogspot.com.br/ 

 
Jefferson Dieckmann
Enviado por Jefferson Dieckmann em 08/06/2016
Reeditado em 08/06/2016
Código do texto: T5661275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.