O Trovador em destaque.

A literatura brasileira designou também para os seus poetas líricos a denominação de trovador, a exemplo dos trovadores portugueses que, nos últimos séculos da Idade Média, seguiam o estilo dos poetas provençais.

Para homenagear os trovadores brasileiros foi criado: O Dia do Trovador, tendo sido estipulada a data de 18 de julho.

Um dos mais populares trovadores do Brasil é o escritor J. G. de Araújo Jorge. Suas poesias estão sempre presentes nos cadernos dos jovens. Seus versos são declamados em festas e recitais, difundidos em jornais e revistas de todo o País e, principalmente, estão na memória e no coração do povo.

Lírica e social, a poesia de Araújo Jorge emociona os corações enamorados, fala à alma de todos porque traduz seus desejos, angústias e esperanças e, ao mesmo tempo, aponta rumos e faz-se intérprete das reivindicações de sua época.

Romântico e socialista, J.G. de Araújo Jorge é o escritor moderno que interpreta seu tempo e vê sua mensagem cumprir a missão pretendida.

Araújo Jorge, juntamente com o poeta Luiz Otávio organizou a “Coleção Trovadores brasileiros”, constituída de 15 volumes, com 100 trovas, prefácios e notas de Araújo Jorge e Luiz Otávio.

O livro intitulado “Cantigas de Menino Grande,”contendo 100 trovas, em 2ª edição publicada no ano de 1964, corresponde à estréia de Araújo Jorge como trovador.

Consagrado em 1964 como um dos maiores trovadores brasileiros, publica o livro sob o título: Trevos de Quatro Versos, uma coleção de todas as suas trovas. Eis uma bela amostra:

Rico eu sou, mesmo sem ouro,

E da riqueza dou provas;

_eis aqui o meu tesouro;

minha sacola de trovas.

Ó minha mãe, em meus cantos

Num grato e eterno estribilho,

Bendigo a Deus que entre tantos

Me escolheu para teu filho!

Se me amas com tal ardor

E te dizes amadora

Com certeza,meu amor,

Já nasceste professora...

Há tanta gente sem sorte

Morrendo desde nascer

Que o dia em que chega a morte

Já nem tem o que morrer...

Considerando que hoje é 18 de julho de 2007, portanto: O Dia do Trovador, estou congratulando-me com todos os poetas e poetisas, especialistas nesse maravilhoso estilo poético, do qual sou admirador.

Fonte: Livro de Poesias Quatro Damas, de autoria de J. G. de Araújo Jorge, publicado, em 1964, pela Editora Vecchi Ltda.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 18/07/2007
Reeditado em 20/07/2007
Código do texto: T569908