Dever cumprido, descanse em paz!

Estou a pensar, com pesar na partida de meu tio Walter Suiter que ocorreu no último dia 29 de junho e a primeira coisa que me veio à mente foi uma frase que diz que todo homem (ser humano), antes de morrer (morte física) deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

Esta frase, não deve ser vista sob o prisma superficial e simplista de sua construção literal. Ele nos diz muito mais. Seja qual for a interpretação, literal ou espiritual, sem dúvida alguma meu querido tio cumpriu-a ao pé da letra.

De forma literal, era um engenheiro agrônomo que se formou ainda em 1966 (antes de existirem os cursos de engenharia florestal) e teve toda a sua vida profissional dedicada ao melhoramento genético e aprimoramento de plantio de espécies florestais. Atuou como Professor no Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, Diretor de Pesquisas da CAF Florestal (atualmente sob o comando do grupo ArcelorMittal), foi Diretor de Recursos Florestais do IBDF- Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, Presidente do IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais e por fim Secretário Executivo da FSC Brasil. Tive oportunidade e a honra de, no ano de 1985, fazer um trabalho de análise de produtividade em viveiros de eucaliptos para produção de carvão destinado a alta siderurgia em uma área de milhares de hectares de plantio de eucalipto da CAF, em Carbonita – MG, quando acompanhei de perto o incansável trabalho de mais de duas décadas em melhoramento genético florestal, a que meu tio Walter fora protagonista no país.

Livros e artigos científicos, afora citações em pesquisas sobre melhoramento genético de eucalipto, sem dúvida findaram por eternizar o nome de Walter Suiter.

Tio Walter deixa dois filhos, o primo Ricardo e Marcelo, ambos bem criados, estudados, profissionalmente bem determinados e pais de família exemplares.

Sob o ponto de vista espiritual da interpretação da frase inicial, Walter também cumpriu seu dever. Plantar uma arvore significa plantar sua semente espiritual, e uma semente tem morrer para germinar a árvore que faz parte da grande arvore da humanidade, a árvore do amor. Ter um filho significa o compartilhar do conhecimento, ter ‘discípulos’, é deixar algo de si mesmo pelos caminhos trilhados em nossa vida. Por fim, escrever um livro, significa registrar a sua própria história, sua trajetória, seus pensamentos, palavras e ações nas páginas da vida.

Essas são as realizações existenciais que todo ‘homem’ deve cumprir antes de partir deste mundo material, e isso, meu tio Walter Suiter Filho o fez com maestria. Obrigado por ter me dado a oportunidade de presenciar e muitas das vezes vivenciar, o plantio de milhares de suas arvores, de compartilhar da educação de seus filhos, meus primos Ricardo e Marcelo e, por fim, de ler o livro de vossa autoria na páginas desta passagem no mundo material.

Aos seus irmãos e irmãs (tios, tias e meu querido pai) e meus primos Ricardo e Marcelo, o alento e a certeza de que quando se ama, não existe distância, nem a morte física consegue nos separar de nossos amados, pois eles continuaram como sempre, dentro de nossos corações.