homenagens aos pais-14-08/2016 dia dos pais

Bom dia!

DIA DOS PAIS

Em provérbios 23, 12-25 lemos o seguinte: "Não é preciso que os pais sejam heróis, embora muitas vezes o sejam. O que é preciso é que todos os pais sejam conscientes da grandeza de sua missão".

Aproveitando o ensejo das comemorações deste dia, como pai faço uma reflexão a respeito da figura e da missão do pai, ou de ser pai.

Nos tempos atuais aquela figura de pai patriarcal sucumbiu, foi sufocada pela sociedade moderna. Os poucos que restam pagam um preço atroz por não se adaptarem e não seguir a evolução dos tempos. A tecnologia trouxe a interação entre pais e filhos, não existe mais aquela “isto é conversa de adulto” hoje há participação, os filhos interagem com os pais.

Ser pai não é e nunca deveria ser uma fatalidade.assim como "ser mãe é padecer num paraíso" Ser pai é uma vocação. Com sua esposa o homem projeta a chegada do filho. Este nasce e o homem juntamente com a companheira percebe que o filho requer o seu tempo, suas habilidades, suas forças, seu amor e sobre tudo o seu carinho. O pai tem que conquistar seu filho pelo coração, pela dedicação e não com presentes caros e tentando agradá-lo. É preciso que o filho ou a filha sinta o quanto é importante para o seu pai e sua mãe.

O pai tem que ser forte e dedicar amor a seu filho, pois o amor é terno e forte. O amor não castiga sem razão, mas corrige com ternura. Através do amor é possível orientar a liberdade dos filhos, para que estes percorram caminhos de plenitude e evitem sendas, que uma vez trilhadas não tem volta. Eu disse que o pai tem que ser forte, mesmo sabendo de suas fraquezas, pois só assim ele pode compreender a fragilidade de seus filhos. É por isso que o pai acolhe a filha ou o filho que erra, o filho(a) que toma caminhos tortuosos.

O pai deve propor e não impor. O pai não pede o mínimo, mas exige o máximo. Cabe ao pai fazer com que seus filhos sejam capazes de fazer escolhas criteriosas na vida e saibam assumir a responsabilidade de seus atos e de seus gestos. Embora caiba aos filhos caminhar com suas próprias pernas e escrever a sua própria história à medida que o tempo passa, cabe ao pai ensinar a não confundir liberdade com libertinagem.

Que os filhos se espelhem nos bons exemplos dados por seus pais. Essa é a nossa mensagem no dia de hoje. João pessoa 13 de agosto de 2016. Francisco Solange Fonseca –

FSFonseca
Enviado por FSFonseca em 13/08/2016
Código do texto: T5727568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.