N. SRA. ACHIROPITA.
 
Quando criança, meu avô Valentim me levava à Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, que existe na Capital de São Paulo, no bairro da Bela Vista. Ele fazia questão que eu assistisse às aulas de catecismo. Depois de muitos anos, eu passei a morar bem perto dessa igreja e, muitas vezes, vou até lá para fazer uma oração.

Não é promessa, mas resolvi reapresentar a História e Simbolismo da Devoção a essa Nossa Senhora.


Em 580 d.C, o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia calabresa, na Itália. O monge Éfrem foi-lhe ao encontro e lhe disse:- Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu, uma vez Imperador, construas um templo.

Em 582 d.C, Maurício tornou-se de fato Imperador e, cedendo à insistência do monge, decretou a construção do Santuário, que bem depressa chegou ao término.

Um fato estranho chamou a atenção da comunidade. A imagem de Nossa Senhora que era pintada durante o dia, de noite desaparecia misteriosamente da parede. Uma noite, de improviso, apareceu uma formosa senhora trajando uma veste branca. Ela falou com o vigia e pediu para entrar no santuário para fazer uma rápida oração. A senhora estava demorando muito para sair do local. O vigia ficou preocupado e lá entrou. Não encontrou mais aquela senhora, mas viu que estava pintada na parede interna do templo, uma imagem lindíssima de Nossa Senhora, portando uma criança no colo.

Ao saber disso, o povo correu àquele local e, entre lágrimas e cantos, aclamava: Achiropita! Achiropita! (A-KIRÓS-PITA, em grego, porque aquele povo falava esse idioma, à época). O que significa? = Não pintada por mãos humanas.

Seja lenda ou história, o fato é que desde o século doze, na cidade de Rossano, região da Calábria, esta devoção passou a ser oficialmente celebrada no dia 15 de agosto. Até hoje, no mundo inteiro, há somente duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Achiropita. Uma se encontra na Itália, atualmente a Catedral de Rossano, e a outra é a Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, no Bairro Bela Vista (Bixiga), em São Paulo.

A devoção a Nossa Senhora deve despertar no coração dos fiéis o amor filial à Maria, mãe de Jesus, o filho de Deus. Os vários títulos que ela recebeu são devidos aos lugares onde apareceu, ou aos pedidos particulares que Ela atendeu. Seu título de Achiropita adveio de “Não pintada pela mão do homem”.

Deus escolheu Maria para ser mãe do seu filho Jesus. Por ela ser Cheia de Graça, nenhum artista jamais conseguirá retratar numa tela sua beleza interior.


Cumpre-me informar que essa história me foi fornecida em papel impresso pela própria igreja que me autorizou relatá-la para vocês leitores.

Eu termino esta minha homenagem com o início da Oração:-


”Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe Achiropita, volvei o vosso olhar piedoso para nós e para as nossas famílias.”
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 15/08/2016
Reeditado em 15/08/2016
Código do texto: T5728896
Classificação de conteúdo: seguro