Homenagem à Bióloga Dr.ª Adriana Malvasio

O dia 3 de Setembro é a data especial para homenagear o profissional que mais se dedica ao estudo e proteção da natureza: o Biólogo!!!

Sem o trabalho desse amante da natureza nós não teríamos tanto conhecimento sobre as maravilhas da criação divina. O Biólogo, com seu espírito ousado e irrequieto, vasculha os mais diversos e inóspitos locais para descobrir bichos, plantas e todos os tipos de criaturinhas belas e curiosas que existem no planeta. Para ele não existem lugares distantes que não mereçam ser estudados e preservados. Rios, lagos, florestas, desertos, montanhas, vales, cavernas e até no fundo dos oceanos ele vai cheio de entusiasmo e paixão em busca de novas espécies.

Eu tenho o privilégio de conhecer uma Bióloga que se encaixa perfeitamente nessa descrição. Uma mulher alegre, dedicada, que ama profundamente o que faz, servindo de inspiração para centenas de pessoas que trilham esse caminho de descoberta e valorização da vida silvestre – assim é a professora Adriana Malvasio!!!

Sua biografia é uma mostra fascinante e inspiradora para Biólogos e todos os demais profissionais. Ela é paulistana, mas adotou o estado do Tocantins como sua morada em 1997, chegando aqui motivada a desenvolver pesquisas para conservação da biodiversidade, especialmente no estudo de jacarés e tartarugas na região da Ilha do Bananal. É uma das maiores referências no assunto, ajudando a projetar a riqueza ecológica do Tocantins em cenário nacional e internacional.

Eu lhe convido a conhecer um pouco mais da história dessa digníssima profissional.

No começo de 1997, quando cursava Doutorado no Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, Adriana recebeu um convite para lecionar na recém-criada Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), na distante cidade de Araguaína, situada a 2 mil km de São Paulo.

Ela que já era uma verdadeira apaixonada pelos “bichos de casco” não se intimidou pela distância e percorreu todo o trajeto dirigindo seu carro até chegar ao norte do Tocantins, em julho daquele ano. Logo no começo das aulas, organizou um grupo de alunos e fez sua primeira visita à Ilha do Bananal, para desenvolverem pesquisas no Parque Nacional do Araguaia que é uma das bases do “Projeto Quelônios da Amazônia”. A UNITINS não dispunha de veículos nem motoristas, mas isso não foi empecilho, pois Adriana arcou os custos da viagem, dirigindo seu Fiat verde por 400 km, abarrotado de estudantes, mochilas, barracas, colchonetes, alimentos e todo material de pesquisa.

Naquela época, eles tinham que levar tudo que precisavam para se manter em campo durante a coleta de dados, além de se revezarem para fazer a comida e cuidar da limpeza do acampamento.

Deixar o padrão de vida da capital paulista, onde cresceu cercada de amigos e familiares, rodeada por grandes intelectuais da USP, para começar um trabalho pioneiro numa região distante e pouco explorada parecia loucura para muita gente. Foi justamente com esse espírito guerreiro e muita alegria - duas de suas marcas fortes - que Adriana superou obstáculos, agregou parceiros e alcançou enormes resultados.

Em 2003, ela se tornou parte da primeira leva de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde deu seqüência nos seus trabalhos de docência e pesquisa.

Desse começo ousado já se passaram quase 19 anos, e desde então dezenas de alunos e professores dos cursos de Biologia, Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Geografia, Matemática e Engenharia Ambiental, além de diversos cursos de pós-graduação estiveram envolvidos nas pesquisas realizadas.

Já foram produzidas várias monografias, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e inúmeros artigos em revistas especializadas, muitos dos quais referenciados e premiados em congressos científicos.

Além de dedicar-se intensamente em pesquisas e orientações de alunos, a Dr.ª Adriana Malvasio também é reconhecida pela sua enorme capacidade de liderança e gestão administrativa. Ela já ocupou inúmeros cargos importantes, entre os quais: Diretora do Campus Universitário de Araguaína, Membro do Comitê de Avaliação de Projetos PIBIC/PIVIC, Diretora de Pesquisa Acadêmica, Coordenadora do Centro de Pesquisas Canguçu, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente.

Hoje, a Universidade Federal do Tocantins e o Projeto Quelônios da Ilha do Bananal têm a marca de dedicação, ética e competência dessa valorosa profissional das Ciências Biológicas. Mas não só isso, pois muito daquilo que existe de concreto em termos de conservação do patrimônio ambiental do Tocantins se deve em grande parte a ousadia, capacidade de liderança e amor a ecologia da Doutora Adriana Malvasio!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Agosto de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 25/08/2016
Reeditado em 03/01/2020
Código do texto: T5739541
Classificação de conteúdo: seguro