Uma "'companheirona," Rachel Coelho Menezes de Souza (1974-2015)

Morreu em 13/04/15, aos 40 anos de idade, a menina "companheirona," Rachel Coelho Menezes de Souza. Em 1979, quando ela tinha apenas cinco anos de idade, uma fotografia com ela girou o mundo até hoje.

Na foto em registro, 'Raquel recusa apertar a mão do general Figueiredo', o último do governo "Mão de Ferro (64/85)."

A foto chegou a ser premiada como "uma das 100 melhores e mais belas do mundo." Em registros fotográficos, expressando a reação de um gesto humano.

"Eu detestei. Detesto que me mandem fazer as coisas. Não dei a mão porque eu não queria dar a mão pra ele, eu queria dar um recado pra ele.”

O fotógrafo era Guinaldo Nicolaevsky, que falecera em 2008, sem poder conhecer Raquel. Muitos de seus familiares fizeram até apelo nas redes sociais, para tentar encontrar Raquel. A fim de promover o tão esperado encontro entre os dois, mas, sem sucesso.

Nicolaevsky Morreu sem poder abraçar Raquel. Que só foi ter a notícia de que havia essa "busca" para tentar enconta-la, depois de sua morte.

Assim era definida a jovem: "Uma 'companheirona'. Extremamente alegre, muito engajada com a amizade, com a família, companheirona. Vai fazer bastante falta.”

Nota: A causa da morte de Raquel foi: parada cardio-respiratória, ela havia dado entrada no Hospital, os médicos tentaram reanima-la, mas Raquel não resistiu.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 03/09/2016
Reeditado em 08/09/2016
Código do texto: T5748793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.