ROTARY CLUB

Talvez você ainda não saiba, mas o Rotary Club é a maior Fundação privada existente no mundo, cujo objetivo é estimular o ideal de servir, reunidos numa organização maior, chamada Rotary Internacional. Composta por homens e mulheres das mais variadas atividades profissionais, nacionalidades, raças e religiões, promovem e apóiam o companheirismo, a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a aproximação dos profissionais do mundo, visando a cooperação e a paz entre os povos.

Tudo começou em 1905, quando Paul Harris , longe do convívio familiar, viu a possibilidade de se fazer novas amizades através das já existentes e sugeriu a formação de um grupo com os amigos que possuía . Como as reuniões se realizavam em local de serviço, ora aqui ou ali, o nome escolhido para o Clube que se iniciava foi ROTARY, que em inglês significa rodízio ou rotação. Durante os diversos assuntos que foram surgindo, sentiram a necessidade de transformar aquelas reuniões no primeiro clube de serviço no mundo, procurando soluções que amenizassem as dificuldades , fundamentadas no lema DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

Desde então o Rotary Club vem se destacando através dos seus programas nas áreas de Saúde, Educação e combate à Fome. É a única instituição privada a sentar-se à mesa do Conselho Comunitário da ONU, participando intensamente dos projetos humanitários dessa organização mundial.

E o que é o rotariano? Simplesmente o coração e a alma do Rotary, sendo um profissional útil à sociedade e dotado de elevados princípios éticos , praticados cotidianamente e de forma voluntária.

Obras notáveis são desenvolvidas, como a Campanha Pólio Plus, quando serão aplicados mais de 500 milhões de dólares doados por rotarianos para a erradicação total da Poliomielite até o ano de 2005, num exemplo ativo de respeito, solidariedade e doação ao próximo .

Para que você conheça melhor, o mundo do Rotary está dividido em 530 Distritos, administrados por um governador que também age como Conselheiro dos clubes.Aqui no Brasil existem 38 Distritos com 2100 clubes e 52.000 rotarianos, promulgando a dignidade do ser humano no seu todo e na sua coletividade .Sua presença marcante está em 163 países das mais variadas culturas, tradições e condições sociais.

Nos últimos anos os Rotarys Clubs têm sido benéficos para as comunidades onde trabalham ou residem seus sócios.Por isso, necessitamos de mais pessoas que construam pontes de amizade, superando limites e ultrapassando fronteiras.

Em Ubatuba , o Rotary Club vem unindo , numa atmosfera de amizade e companheirismo, pessoas que buscam a construção de um mundo melhor.São companheiros ativos que somam forças, ideais e trabalho , sempre com a intenção de transformar projetos em ações.Sonhos em realidade.

Precisamos de mais amor , generosidade e justiça social, porque ser humano faz toda a diferença.

Silmara Retti -