MESTRE JOSINO CIDADÃO UBATUBENSE

Josino Francisco de Souza, nascido em 20 de dezembro de 1941, viveu até os dezessete anos de idade na cidade de Paraisópolis -MG .Após servir o exército, mudou-se definitivamente para o Litoral Norte paulista , mas foi em Caraguatatuba que iniciou suas atividades como judoca .

Mestre Josino, como é conhecido por todos, nos impressiona com tamanha vitalidade, energia e performance física .Ainda é um jovem atleta que esbanja saúde e inúmeras conquistas em sua vida profissional .

Em 2001 foi vice-campeão na categoria Master, em técnica de ju no kata, nos Estados Unidos , levando o nome de Ubatuba internacionalmente .Já exerceu a função de arbitro, estando na classificação de Arbitro Estadual C, ministrou cursos de técnicas de judô para judocas das faixas pretas de diferentes graus em São Paulo, Vale do Paraíba e Vale da Ribeira e ainda treinou a Guarda Municipal de nossa cidade , em defesa pessoal .

No ano de 1998 realizou treinamento específico no Instituto Kodokan, no Japão .

Mestre Josino reside em Ubatuba há 29 anos e recebeu o titulo de “CIDADÃO UBATUBENSE” no ano de 1994, devido a sua brilhante atuação dentro e fora do município , inclusive em outros países .

Atualmente faz parte do quadro nacional do examinador de grau , pois é portador da faixa coral, 6o. Grau da faixa preta e ministra aulas há 25 anos em sua Academia Dojo Kano , que conta com um número de 60 alunos , inclusive crianças a partir de cinco anos de idade .

Segundo Mestre Josino, o judô é considerado um esporte Olímpico importante para o desenvolvimento da confiança, coordenação motora, responsabilidade e disciplina , trabalhando o corpo e a mente de uma maneira equilibrada .

Apesar de tantos compromissos, ele ainda reserva um tempo para a literatura , colocando no papel toda a sua técnica , experiência e sabedoria ;Mestre Josino está escrevendo um livro voltado para professores , relatando episódios de sua vida profissional ,com fotos inéditas e fatos que deixarão imortalizados o seu grande amor e dedicação pelo judô .

Já no ano de 2003 o nome da cidade de Ubatuba se destacará novamente através das conquistas do GRANDE Mestre Josino , que estará ministrando um curso de judô, modalidade kime no kata e katane no kata , na Federação Portuguesa de Lisboa .

Mestre Josino, nós sentimos orgulho em tê-lo em nossa comunidade, nos prestigiando com sua presença sempre forte e marcante .Presença esta que somente os mestres de espírito, garra e perseverança possuem !

- TRINTA ANOS DE JUDÔ EM UBATUBA-

A Academia DOJO KANO foi fundada no dia 16 de junho de 1977

" A festa para comemorar o aniversário da academia, foi um sucesso!Pais e alunos puderam confraternizar, ter momentos de alegria pela entrega das faixas aos atletas promovidos e aproveitar o "banquete" oferecido pelos próprios alunos .A festinha do judô é famosa e se caracteriza pela simplicidade da cerimônia que valoriza o respeito e o caráter dentro e fora do tatame".- - jornal O JUDOKA, distribuido gratuitamente na Banca Avenida (Av.Iperoig).

Parabéns à Academia DOJO KANO e ao professor Josino.

Silmara Retti