ANDRÉ, O MEU GAROTO !

Não vou te chamar de Andrezinho porque você diz que é coisa de boiola e logo faz um muque querendo dar uma “voadora ” no ar , com as perninhas carimbadas por tatuagens de chiclets .E logo oferece seus préstimos pela bagatela de centavos .

Para buscar o jornal só se ficar com o troco e depois sorri com a boquinha banguela se achando um milionário !Mas se alguém precisar de uma moeda, empresta mediante a garantia de uma carta escrita e assinada, com a promessa de um futuro pagamento sem data prevista .

Ainda não sabe ler, mas examina o documento com a desconfiança de um grande banqueiro e depois fecha negócio .

No seu mundo de aventuras, foi o próprio Batmam com a fantasia acetinada, pedalando por todas as ruas deste bairro a procura dos bandidos seqüestradores .Já usou gravata do avô para se transformar num vereador; a camisola da vovó para se fantasiar de mulher e já fez muitos partos com a tesoura de costura nas almofadas do sofá .Também dançou tango de rosto colado, batom vermelho e brincos de argola .Sem preconceitos, você é um artista e merece o nosso aplauso !

Todas as manhãs coloca suas botas de plástico para catar guaiamu no mangue e passear com eles amarrados por um barbante .

André , você é um menino valente que fala sozinho com seus bonecos guerreiros, mas na verdade é o nosso herói porque não tem medo dos sustos que a vida nos prega, enfrentando os problemas com coragem e determinação .

Só chora quando se emociona e é um choro tão silencioso que somente suas plantinhas do quintal conseguem entender .E neste momento todas as flores plantadas por suas mãozinhas de jardineiro amoroso sabem que está com saudades do papai que mora no Céu .

André, eu amo você .Por todas as alegrias que nos trás ; por todos os pratos de polenta que saboreia, lambuzando a camiseta; por sua coleção de pererecas guardadas dentro de um balde furado; por sua gargalhada gostosa todas as vezes que trapaceia no dominó; por revirar os olhinhos de lá pra cá, me fazendo rir muito, mesmo querendo chorar .

Não acredito quando promete que vai me mandar para um asilo no deserto .Quando me chama de bruxa velha ou quando me presenteia com um saco de conchinhas coloridas!

Quem ainda não conhece o André,nosso futuro prefeito, pode observar que todas as tardes ele sobe no ônibus de mãos dadas com o seu avô Oscar, em rumo a EMEI do Perequê-Açu .Podem mandar um beijo para ele, porque no dia 23 de outubro o nosso garoto faz aniversário .

Meu filho, você vai fazer sete aninhos, mas a nossa maior festa é a sua existência .Tenho certeza que neste dia o Papai vai pedir licença lá no céu só para poder lhe dar aquele abraço que você tanto espera, orgulhoso que será um grande homem como ele foi !

Vá a luta, nosso Batmam. O mundo lhe aguarda ! Você já me disse que quer ser médico, frentista, professor, padeiro, engenheiro, sonhador ! Não importa .Seja sempre você mesmo, para ser feliz .

Publicado no Jornal A Cidade - 1999

Silmara Retti