Relembrando Alberto Santos Dumont no dia de seu aniversário.

Na data de 20 de julho em curso, não somente comemorou-se o Dia da Amizade, como também o nascimento, em 1873, do conhecido cidadão brasileiro Alberto Santos Dumont, inventor do avião.

Alberto nasceu no município mineiro de João Aires e era filho do engenheiro ferroviário Henrique Dumont e da senhora Francisca Dumont.

Desde criança, Alberto demonstrou sagaz inteligência, pois, aos 12 anos, com a autorização do pai, tornou-se maquinista da composição férrea que havia sido instalada para percorrer os 30 quilômetros da fazenda cafeeira, de propriedade de Henrique Dumont.

Conforme o contido na história do Brasil, do conhecimento de grande número de cidadãos brasileiros, Alberto Santos Dumont foi o inventor oficial do avião, porque a ele coube ser o primeiro brasileiro a pilotar um aparelho mais pesado que o ar. O fato ocorreu no dia 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, na França, vencendo o concurso com o seu famoso “14 Bis”.

Alberto viveu e conviveu com o sucesso, durante alguns anos, tempo em que recebeu diversas honrarias e homenagens.

No ano de 1918 comprou um terreno na cidade de Petrópolis, construindo sua casa, que hoje é o Museu Santos Dumont.

Uma triste particularidade na história, envolvendo o nome desse famoso patriota e, com certeza, do desconhecimento também, de considerável parte do povo brasileiro, está relacionada com a sua morte. Alberto Santos Dumont suicidou-se em 1932, devido à forte crise depressiva, justificada pela utilização de aviões de bombardeiro, na Revolução daquele ano, realidade contrária a seus ideais a respeito do que realmente esperava de sua trabalhosa invenção.

Evidentemente que nos tempos atuais, não poderíamos aguardar destino diferente para esse ilustre conterrâneo, uma vez que a omissão, a incompetência e, principalmente, o desrespeito das autoridades responsáveis pelo sistema aeroviário brasileiro, se fazem efetivamente constantes, originando acidentes que ceifaram centenas ou milhares de vidas.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 24/07/2007
Código do texto: T578159