Ao eterno e memorável comandante, Fidel Castro

Na madrugada desta noite de sábado, faleceu Fidel Castro, um dos mais carismáticos e polêmicos líderes políticos mundiais. Que liderou, em 1959, ao lado do argentino e também líder revolucionário Che Guevara, a conquista do poder na Ilha de Havana, a partir de Sierra Maestra, inspirando jovens do mundo todo com os ideais revolucionários.

O comandante se manteve no poder durante quase 50 anos; tempo que o fez ser conhecido, mundialmente, por ter conseguido colocar vários ex-presidentes norte-americanos no bolso, enrolados em um charuto comuna. Ele conseguiu sobreviver a mais de 600 (seiscentas) tentativas de assassinatos, inclusive teve que amargar beber o cálice da traição, quando foi descoberto que sua própria irmã havia se tornando espiã e informante dos EUA.

“O comandante chefe da revolução cubana morreu às 22hs29min. desta noite [3hs29min. de sábado - horário oficial de Brasília]”, anunciou Raúl Castro, que sucedeu ao irmão em 2006; a breve declaração de Raúl Castro terminou com uma frase muito cara a Fidel: “Hasta la victoria, siempre."

Fonte: brasil247.com

Fábio Oliveira ("Fábio, o pássaro azul").

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 26/11/2016
Reeditado em 03/08/2017
Código do texto: T5835172
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.