O notável OSCAR WILDE.

Hoje, 30 de novembro, faz 116 anos que faleceu Oscar Wilde. Ele nasceu em Dublin no ano de 1854. Viveu a maior parte de sua vida em Londres e Paris. Até hoje é considerado um dos mais famosos dramaturgos, escritores e poetas do século XIX. Ficou famoso por muitas importantes e belas obras. Os contos O Rouxinol e a Rosa, O Príncipe Feliz, e O Gigante Egoísta agradam a crianças e adultos. Seu único romance "O Retrato de Dorian Gray" é considerado uma obra-prima da literatura inglesa. Como dramaturgo é lembrado por suas peças teatrais. A Importância de ser Prudente”, Salomé, Um Marido Ideal e O Leque de Lady Windermere, as quais são apresentadas mundialmente, até hoje.

Casou em 1882 e foi pai de dois filhos. Seu melhor período intelectual deu-se entre os anos de1887 a 1895. - Em 1891 conheceu Bosie, Lorde Alfred Douglas, cuja beleza e juventude o atraíram. - Por causa desse envolvimento amoroso, em 1895 acabou sendo condenado a dois anos de prisão. O pai de Bosie foi quem levou Wilde ao tribunal. Em 1985, Wilde foi condenado a dois anos de prisão por cometer "atos imorais com rapazes". Nos últimos meses em que ficou no cárcere escreveu uma carta em forma de prosa, intitulada De Profundis, na qual relatou tudo que aconteceu entre ele e Alfred Douglas. - Depois de cumprir sua pena, foi morar em Paris onde adotou o pseudônimo de Sebastian Melmoth. Produzia pouco e logo foi à ruína, morando em pequenos hotéis. Acabou ficando muito doente, e morreu nessa mesma cidade. Ele foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, o maior de Paris e um dos mais famosos do mundo.

Transcrevo três das muitas frases que escreveu:


"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular, indispensável ser medíocre."

"Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo."

"A alma nasce velha e vai rejuvenescendo, É a comédia da vida. E o corpo nasce jovem, mas envelhece; é a tragédia da vida."

Também transcrevo a parte final do conto O Gigante Egoísta

"A criança sorriu para o Gigante e lhe disse:

- Você me deixou, certa vez, brincar em seu jardim, e hoje você irá comigo para o meu jardim que é o Paraíso.

Naquela tarde, quando as crianças chegaram correndo, encontraram o Gigante morto, deitado de baixo da árvore, todo coberto de flores brancas."
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 30/11/2016
Reeditado em 02/12/2016
Código do texto: T5839072
Classificação de conteúdo: seguro