OS MORTOS DE CHAPECÓ

Hoje é chegado o momento do último adeus - a despedida. Os pobres meninos chegaram da Colômbia, morreram lá, se finaram...

O dia de hoje está sendo intenso, imenso em emoção, extenso em recordação... Hoje é o dia de hoje e basta! A multidão la fora grita, multidão que chora, que implora o retorno feliz da alegria em ter os queridos jogadores de volta e eles não voltaram ... sem revolta, vamos aceitar o que está estabelecido: a contagem regressiva parou na hora exata que deveria parar: a terra não mais lhes pertence; seres etéreos eles são, não mais nos cabem perguntas, conjecturas - por onde estão eles, um dia estaremos também... O dia de hoje não cabe imagem, somente imaginação. Perpetuados estão eles na história do Futebol Mundial - cada nome, cada desempenho, virtuoses nos movimentos, jogo de cintura, a presteza em tornar um pequeno time em um pequeno grande time, que ousadia, meninos! E conseguiram: hoje, o mundo inteiro conhece o CHAPECOENSE. Viram o que vocês emplacaram? Que presteza, que leveza, que paixão! Mais uma vez, por favor, amigos vivos de ontem, deixa-nos chorar, chorar muito, depois de muito chorar compreender que a vida nos arma surpresas - as agradáveis e as desagradáveis - humanamente pensando, estas duas surpresas vocês nos brindaram e... agora... qual foi o legado que vocês nos deixaram? Perdoa-nos Deus Celeste por pensarmos como humanos e o nosso egoísmo não permite discernir o "que é de Deus é de Deus; o que é de César, é de César" - neste caso, Senhor meu, o que é de Deus? O que é de César? A dor nos força a pensar como seres despreparados para compreender como jovens alegres, esperançosos, felizes partem rumo a uma conquista de glória, inédita e sucumbem no ineditismo de uma montanha que lhes ceifa a vida. ... e no meio do caminho havia uma montanha... Mas a vida continua... a vida de quem? Pergunto eu, pergunta o desespero que me domina a mim e aos que pensam como eu. A vida continua em mim? Nos outros viventes deste vale de lágrimas continua também? Como assim se morremos um pouco depois de uma tragédia semelhante? Tudo isto é uma divina comédia ou é uma comédia do Divino? Quem me responde? A comoção é geral, a dor de um momento febricitante de um acidente que vitimou estrelas do futebol - dirigentes, jogadores e jornalistas. Vejo um sinal vermelho de alerta: e os que morrem de fome ou falta de assistência médica neste Brasil de todos nós? Os que sucumbem vítimas desta violência atroz que dizima brasileiros a cada momento? Estes jovens vítimas do acidente em Medellin nos deixam uma mensagem: VOLTEM-SE MAIS PARA O BRASIL. Vamos defender com unhas e dentes esta nossa Pátria dos corruptos, dos ladrões do povo, salvar as crianças das drogas e do analfabetismo, finalmente, num todo, vamos reconstruir a nossa bem aventurada Terra de Santa Cruz. Com certeza, estes jovens que faleceram defendendo as cores do Chapecoense descansarão em paz porque sabem que os brasileiros se encarregarão de oferecer uma Pátria nobre, segura e feliz aos filhos e familiares que eles deixaram!

Descansem em paz, nobres jogadores que partiram ao encontro da Vida Eterna!

Carlos Lira

clira
Enviado por clira em 04/12/2016
Reeditado em 18/12/2016
Código do texto: T5842890
Classificação de conteúdo: seguro