HOMENAGEM ao ex-boxeador RUBIN Carter

HOMENAGEM A RUBIN ("HURRICANE") CARTER, UM EX-PUGILISTA AMERICANO:

"HURRICANE" foi também uma canção de protesto de Bob Dylan, sobre a história real da prisão indevida de Rubin Carter, em 1967. Ele era a sensação do Boxe mundial, naquele momento.

O ano era 1967, às vésperas de disputar o título de campeão mundial dos pesos médios, Carter estava "no lugar errado e na hora errada..."

'o homem que a polícia veio prender pelo crime que ele não cometeu, apenas por ser negro e estar no local do crime.'

A canção de Bob Dylan é um ensaio musical dos acontecimentos que houve naquele dia (sinistro).

No fim, Carter ficou preso INJUSTAMENTE desde o início 1967 até o final do ano de 1985, foram longos 19 anos numa prisão de brancos. Somente após muita apelação jurídica, e muitos protestos de grupos ativistas em defesa dos direitos humanos, que chegaram a fazer vigília em frente ao presídio, e após serem retiradas todas as acusações contra ele, Carter é liberto. Dezenove anos depois.

Na época, o caso ganhou repercussão a nível mundial.

'o homem que a polícia veio prender pelo crime que ele não cometeu. Mas que poderia ter sido o campeão do mundo...'

Bob Dylan imortalizou Rubin Carter em, "HURRICANE.' Que significa: 'furacão,' pela força, técnica, e velocidade que o ex-boxeador tinha dentro dos ringues para derrubar, rapidamente, seus adversários

Em 1999, o diretor Norman Jewison levou a história de Carter para o cinema. Pelo papel, Denzel Washington venceu o Globo de Ouro.

- "Este homem aqui é puro amor. Ele é todo amor. Ele perdeu 7.300 dias da sua vida e ele é todo amor" - disse Washington na ocasião.

Em 1985, Carter finalmente foi libertado da prisão após uma decisão do juiz H. Lee Sarokin, que escreveu que a condenação do lutador foi “baseada em um apelo ao racismo ao invés de razão e (baseada) no encobrimento ao invés da divulgação”.

Após a sua libertação, Carter se mudou para Toronto, onde trabalhou como diretor-executivo da Associação em Defesa dos Injustamente Condenados de 1993 a 2005. Pelo seu trabalho, recebeu dois doutorados honorários. Carter faleceu enquanto dormia...

Rubin Carter, conhecido como "Hurricane"

(Paterson, Nova Jersey, 6 de maio de 1937 - Toronto, 20 de abril de 2014).

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 06/02/2017
Código do texto: T5903911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.