Papai... mais uma lembrancinha sua

Papai se foi há muitos anos, 15 de julho, lá se foram 38 anos...

Cada momento daquele fim de tarde me vem a lembrança, forte como se tivesse ocorrido ontem.. mas foi em 1.969!

Mas é forte sua lembrança... ainda ontem minha prima Nita me telefonou e lembramos dele! Não era só meu pai, era também um tio muito querido.

Ela me contou que jamais esqueceu um gesto dele. Ela vivia em um sítio, carente de muitas coisas que só na cidade encontrava. E ele sabia disso e conhecia os desejos dela ainda criança.

Era noite, e ele foi lá no armazém que tínhamos, e que àquelas horas estava fechado e trouxe uma enorme bandeja com todo tipo de guloseimas que havia. Doces, bolachas,e tudo o mais. Colocou-a na frente da Nita e disse-lhe para comer até fartar-se de tudo que ali havia.

Isso deve ter ocorrido por volta de 1.958 imagino... note que meio século depois, vem a minha prima Nita me contar o que se passou. E ela tem na lembrança esse gesto, inesquecível, parado no tempo e registrado na sua memória, no rol das boas recordações.

Contou-me também que ele ia às vezes ao sítio com seu Pé-de-Bode, só para tomar um cafezinho que a Tia Maria fazia, como só ela sabia fazer. A colheita de café de boa bica, a secagem, limpeza dos grãos e torrefação, no ponto que só ela conseguia. Então, era um enorme prazer saborear aquele cafezinho.

Recordo-me também das noites em que ele ía ao Asilo São Vicente de Paula, e logo após a conferência, de cuja sociedade ele participava, saía em visita a todos os quartos e conversava com todos os velhos que ali estavam, e eu sempre ia junto... ainda vejo os semblantes felizes dos ali deserdados da sociedade... e eu o seguia aprendendo a ser humilde, a ser piedoso, simples, bondoso, e ver com outros olhos a razão da nossa existência.

Quantas lições sem precisar de maiores recursos do que o exemplo.

Assim ficam nossos gestos, assim são nossas virtudes.

Que bom ela ter me contado isso.

Ainda mais o admiro, ainda mais aumenta minha saudade, ainda mais me faz ter orgulho, ainda mais me dá forças para ao menos tentar fazer por merecer esse mundo maravilhoso e inóspito que me foi dado!

Farei cada vez mais por honrá-lo; farei por me redimir, farei por não errar, mais farei enfim de tudo para ser merecedor da vida que me destes e poder de alguma forma servir a todos, mesmo que indiretamente, mas com a certeza de que lá no céu, você esteja sorrindo, feliz pela continuidade de seus atos através de nós e por sua luta vencida no pequeno espaço de tempo que passou por essa vida. Foi curto, mas para nós que somos vítimas do egoísmo de querer tê-lo mais conosco, sem reconhecer que essa brevidade foi certamente para sobrar para você ainda mais tempo na vida eterna, ao lado de Deus Pai, aguardando ansioso por nossa chegada e reencontro entre os resplendores da Luz Perpétua.

A benção Pai!

Dominus dedit, Dominus abstulit, sicut Domino placuit, ita factum est. Sit nomen Domini benedictum. [Vulgata, Jó 1.21]. O Senhor deu, o Senhor levou; como agradou ao Senhor, assim se fez. Louvado seja o nome do Senhor.

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 04/08/2007
Código do texto: T593085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.