Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto encontra-se localizada no interior do Estado de São Paulo e é a Terra de muitos brasileiros que têm se dedicado a construção de um país mais justo e fraterno. Ribeirão Preto durante muitos anos ficou conhecida como sendo a Terra do Café. Saulo Ramos foi o responsável pela letra do Hino a Ribeirão Preto, onde no Refrão consta, "Ribeirão Preto, Terra do Café, orgulho de São Paulo e do Brasil". Na época em que Santos Dumont, Marechal Santos Dumont, Patrono da Força Aérea Brasileira estava fazendo os seus experimentos com os aviões, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto doou ao pesquisador um conto de réis, o que permitiu que Santos Dumont desse continuidade as suas pesquisas. Ribeirão Preto ainda participou ativamente da Revolução de 1932 e da Segunda Guerra Mundial. Foi a primeira cidade do interior paulista, a receber um destacamento de polícia montada oriundo do tradicional regimento de cavalaria 9 de julho, com sede na capital do Estado. Atualmente, Ribeirão Preto é a Capital do Agronegócio, mas os seus moradores continuam amando esta Terra especial, que é formada por paulista e mineiros, vindos de diversas partes das Gerais, e também por outros brasileiros, e estrangeiros, que resolveram residir neste pedaço de chão. O aniversário de Ribeirão Preto é comemorado no dia 19 de junho. Assim, a este Terra Especial, que tem filhos ilustres, e um povo trabalhador, as nossas homenagens. As homenagens a terra de Fábio Barreto, Francisco Shimit, Hely Lopes Meirelles, Rubem Cione, Alfredo Condeixa, e tantos outros que se dedicaram a esta Terra, que hoje se destaca tanto no cenário nacional como no cenário internacional.

Nota:

Proibida a reprodução no tod ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil;

O texto foi produzido no dia 05 de agosto especialmente para ser inserido neste site.