DALVA, UMA ESTRELA

Dalva de Oliveira, considerada o Rouxinol do Brasil e aclamada como a Rainha da Voz, em sua época de cantora do rádio brasileiro, era dona de afinada e bela arte, cuja extensão vocal ia do Contralto ao Soprano e foi considerada uma das principais cantoras deste país. Teve seu apogeu como artista nos anos 30, 40 e 50.

Nasceu em 05 de maio de 1917 e estaria, hoje, completando cem anos de idade.

Vicentina de Paula Oliveira (seu verdadeiro nome) - natural de Rio Claro – SP começou a carreira artística cantando com a dupla Preto e Branco, formando, em seguida, o Trio de Ouro, do qual um dos componentes era Herivelto Martins. Com Herivelto, Dalva casou-se, teve dois filhos e o casamento tumultuado dissolveu-se, vitimado por traições, brigas e crises de ciúmes.

Não nos interessa a intimidade da cantora, embora o público brasileiro saiba que sua carreira artística foi pontuada por questões amorosas que provocavam idas e vindas do casal. Por intermédio das canções do ex-marido e de suas “respostas” em composições de outros autores, a ascensão de Dalva foi incontestável. Fez enorme sucesso com suas gravações.

Importa-nos que foi grande intérprete musical e elogiada por nomes famosos, de quilate indiscutível, do cancioneiro nacional. Reencontrou a alegria de viver ao conhecer novo amor, vinte anos mais jovem que ela, já no final de sua carreira. Sofreu preconceito em virtude da diferença de idade entre os dois. Outros percalços a maltrataram, além dos problemas amorosos.

Morreu vitimada por câncer esofágico, em 31 de agosto de 1972. Deixou-nos a beleza de sua potente voz, eternizada em lindas canções. É, verdadeiramente, uma estrela.

Dalva Molina Mansano

Fonte: Google.

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 06/05/2017
Código do texto: T5991268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.