PAI , MENTOR , AMIGO. _ (Em memória).

Em um festivo final de ano, três décadas passadas, uma das pessoas mais importantes da minha vida, foi convocada sem aviso prévio para fazer a Grande Viagem. Refíro-me à ela no presente, pois o passado não existe para aqueles que amamos. Eles permanecem presentes em todas as horas de nossa vida e na maioria das vêzes nem conseguimos perceber, pois nosso lado material bloqueia o espiritual. Este senhor, de instrução média, era um sábio em tudo que se relacionava aos problemas que a Vida se nos apresenta. Sabia aceitar as coisas boas com uma alegria contagiante e as fases más com galhardia e muita bravura, fazendo o possível para que nada de mal tocasse em sua família. O trabalho para ele era fonte de puro prazer e ele o executava cheio de alegria. Os seus amigos, e não eram poucos, tinham passe livre em sua casa e em sua mesa.

Tinha um genio tipo espoleta, daquele modo que explodia fácil se a provocação extrapolava os seus limites. Mas; assim como estourava, ao reconhecer que havia sido injusto em algum momento e pisado na bola, chegava para o desafeto e com a maior humildade se desculpava pelo destempêro. Como também herdei dele muitas coisas, inclusive o pavio curto, depois que nos desentendíamos, ele deixava a "poeira" baixar e aproveitava o motivo do desacordo, para me mostrar o certo e o errado e assim me dar lições de vida que livro algum de auto-ajuda ou qualquer coisa semelhante do gênero, jamais vai me elucidar.

Conversávamos abertamente como dois grandes amigos e jamais tive necessidade de enganá-lo em alguma coisa, pois sentia que ele sempre queria o melhor para mim e mesmo com a minha juventude se rebelando quando recebia negativas e foram muitas; eu conseguia engolir a raiva e a mágoa por não ter conseguido o que pedia, pois achava que eu ia ser atendida.

Acho que até hoje, é dificil ter um dia em que não me lembre dele; principalmente nesta fase em que tenho netos pequenos e eles fazem coisas adoráveis em sua inocência.

Ele era apaixonado por crianças e se ele estivesse presente fisicamente quando meus filhos eram pequeninos, eles teriam sido uns gurís cheios de vontades, pois ele não dizia a palavra Não para uma criança pequena. Diria que eles não tinham discernimento para saber o certo e o errado em tão tenra idade.

Até hoje quando consigo alguma vitória, a primeira pessoa que me vem à lembrança é ele; para que se eu pudesse vê-lo, contar-lhe ou mostrar-lhe o que havia conseguido com tanto empenho; como aconteceu com o primeiro carro comprado com o meu dinheiro, já que os outros que tive foram presentes de meu marido e quando morava com ele, usava o da família.

Sinto no coração e em minha alma que os laços que nos unem, não pertencem somente à esta Vida, mas vêm de outras existências que já compartilhamos e que ainda vão se repetir por muitas e muitas vidas.

Se Deus permitir, você vai continuar me mostrando a estrada certa a ser percorrida e me ensinando como orientar meus filhos e netos quando de mim precisarem.

Pai, você acredita que ainda hoje, mesmo já sendo vovó, quando a Vida pega um pouco mais pesado nas lições que nos dá, ainda me sinto como se fosse uma adolescente confusa e perdida e anseio pelo aconchego dos seus braços e por ouvir seus sábios conselhos?

Você foi e sempre será imprescindível em meu aperfeiçoamento como ser humano, pois como ainda estou viva é natural que cada dia vivido seja um novo aprendizado.

Como você não está mais aqui, acho que intercede por mim, junto ao Pai Eterno, pois em minha vida, no final de cada impasse, tudo acaba sempre dando certo, mesmo não sendo o que eu almejava; mas era o que estava escrito no livro da minha vida.

Nunca fiz uma declaração por escrito da importância que você teve e tem na minha vida. Que eu saiba transmitir aos meus filhos e netos os sábios ensinamentos que você proporcionou aos seus filhos.

FELIZ DIA DOS PAIS e saiba que continuo lhe amando hoje, amanhã e para todo o sempre. Que Jesus lhe guarde em seus braços amorosos pois você merece. Sua filha saudosa, Celina.

Celina Maciel
Enviado por Celina Maciel em 11/08/2007
Reeditado em 11/08/2007
Código do texto: T602785
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.