Mantenho frequente contato e ou convívio com pessoas p'ra lá de especiais que solitariamente ou participando de um determinado coletivo e continuam sua senda enquanto guardiões das manifestações folclóricas e populares do município de Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo. Salvaguardam com coragem, defendendo crenças, ritos, mitos, artes, muitas vezes com recursos próprios, a maioria das vezes é o que acontece, aliás; e isso ocorre devido à sua teimosia em acreditar naquilo que lhe foi transmitido pela ancestralidade, e essa herança é o que fortalece seu compromisso e os tornam resistentes. Esses danadinhos conseguem manter vívida toda riqueza artístico cultural que deveriam por todos os seguimentos sociais serem mantidas e cuidadas. São ritos, mitos, crenças, artes, culinária, enfim tudo que é fonte da tradição de um local. São seres que nos servem de exemplo e por assim o ser são verdadeiros pontos de luzes que norteiam vidas e possibilita a manutenção, salvaguarda e continuidade de todo um processo de cultura enraizada na população que representam e defendem. Essas palavras por gratidão à essas pessoas que deixaram de jogar palavras ao vento, optando por agir independentemente de apoio empresariais e ou governantes, mesmo tentando incansavelmente sensibilizar essa parcela da sociedade que tem por obrigação moral ou política de somar esforços com a cultura local. Não são muitos os que ainda se erguem em função da resistência e continuidade de nossas tradições folclóricas, e por hora escrevo, rogando para que jamais desistam, pois são vocês que nos fazem crer na possibilidade de podermos continuarmos à valorizar, dignificar e manter aquilo que veio antes de nós.
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 18/06/2017
Código do texto: T6030796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.