JOHANN WOLFGANG VON GOETHE.

Em Frankfurt, no dia 28/08/1749, nasceu Johann Wolfgang von Goethe - o grande merecedor desta e de muitas outras homenagens.

Goethe foi um espetacular escritor romancista, dramaturgo, poeta, filósofo, e suas obras influenciaram muitos, inclusive pintores.

Enfocarei uns fatos curiosos.

A peça teatral Fausto, um poema trágico, teve sua primeira versão em 1775 e foi elaborada como esboço e em 1791, novo esboço foi feito. A versão definitiva foi escrita e publicada em 1808. - Em 1826, Goethe começou a escrever uma segunda parte, a qual foi postumamente publicada em 1832.

No entanto, o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther foi escrito em apenas quatro semanas, sendo publicado em 1774. – O acontecimento final desse romance, levou muitos de seus leitores ao suicídio. Os exemplares foram recolhidos da praça, e queimados, não somente na Alemanha. A repercussão dessa obra foi catastrófica, mas isso não impediu que o livro continue sendo um dos mais lidos por este mundo afora.

Para concluir esta homenagem, eu transcrevo alguns versos de Divã Ocidental-Oriental, escrita em 1819 :


Se da Amada estás ausente
Como o Oriente do Ocidente,
O coração transpõe todo o deserto;
Só, por toda a parte acha o seu caminho certo.
Para quem ama Bagdá é aqui perto.


Escolhi também um pensamento de Goethe, de sua obra filosófica: Máximas e Reflexões, publicada em 1833.

Amamos os nossos defeitos, aceitamos as punições que deles decorrem, sofremos por causa desses defeitos. Mas perdemos a paciência se nos obrigam a pô-los de lado. Certos defeitos são imprescindíveis à existência dos indivíduos. Ser-nos-ia desagradável ver amigos de longa data porém de lado de alguns de seus particularismos.

OBS: Vários dados foram conseguidos no Google.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 28/08/2017
Reeditado em 28/08/2017
Código do texto: T6097557
Classificação de conteúdo: seguro