ALGUNS DETALHES SOBRE A DOUTRINA ESPÍRITA(ESPIRITISMO)

ESPIRITISMO

“O Perispírito é o princípio intermediário entre a matéria e o Espírito, cuja finalidade é tríplice: Manter indestrutível e intacta a individualidade; Servir de substrato ao corpo físico, durante a encarnação; Construir o laço de união entre o Espírito e o corpo físico, para transmissão recíproca das sensações de um e das ordens do outro. Na morte natural o Espírito abandona o corpo por este lhe ser inútil à sua evolução. No nascimento, o Espírito toma posse de um organismo novo para dar continuidade ao seu progresso. Durante as fases da vida espiritual, o Espírito pode manifestar-se, em certas condições, cujo estudo é objeto do Espiritismo experimental”.

Dr. GUSTAVO GELEY

Médico e antigo Diretor do Instituto Metapsíquico de Paris.

ESPIRITISMO-O Espiritismo é ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos. Que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. Numa matéria de minha autoria publicada no jornal O Povo, “Jornal do leitor”, afirmo o seguinte: “O espírito do ex-centurião romano Quirino Cornelius (anteriormente Allan Kardec, sacerdote druida, depois João Huss, padre da Boêmia)”, em resposta à pergunta de Caius Lucillus (depois de Rochest, a própria entidade comunicante). “Onde é que Jesus, de origem tão humilde, adquirira o grande saber e a eloqüência com a qual escravizava os corações?” Informa ele: A sua origem divina manifestou-se no berço, justamente de uma sabedoria que ultrapassava sua idade e isso em todas as fases de sua vida. Cristo ao encarnar na Terra já trazia conhecimentos, pois os estudiosos, os exegetas dizem se tratar de um Espírito Puro. Kardec em suas obras sempre afirma que o único Espírito Puro a pisar o Orbe Terrestre foi Jesus Cristo, o salvador, Jesus de Belém de Judá, Jesus de Nazaré, O Nazareno.

É a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance. Ora, como é o Espírito da verdade que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque de fato, é ele o verdadeiro Consolador. O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios e da filosofia que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. O Espiritismo, que entende com as mais graves questões de filosofia, com todos os ramos da ordem social, que abrange tanto o homem físico quanto o homem moral, é em si mesmo, uma ciência, uma filosofia.

O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote (aqui é uma ligeira resposta aos detratores do Espiritismo).

O DECODIFICADOR:

Grande número de pessoas que se interessam pelo Espiritismo demonstra inúmeras vezes o desgosto de não conhecerem senão imperfeitamente a biografia de Allan Kardec, e de não saberem onde encontrar, a respeito daquele ao qual chamamos mestre, as informações que desejariam obter. Assim, é com o fito de homenagear Kardec e festejar a sua memória que nos encontramos aqui nessa menção de sentimento de veneração que faz pulsar os corações espiritistas. Respeitando àquele que fundou à filosofia espírita, permita-nos, na intenção de tentar corresponder a tão legitimo anseio, que um pouco vos entretenha com esse mestre amado pelos espíritas e admiradores. Os escritos são universalmente conhecidos e apreciados, e cuja vida íntima e trabalhosa existência são somente entrevistas. Se for tão fácil aos investigadores conscienciosos darem-se conta do valor e grande alcance da obra de Allan Kardec. Lendo atentamente a suas produções, pouquíssimas conseguiram, por lhes faltarem até hoje os elementos necessários, adentrarem a vida interior do homem e acompanhá-lo passo a passo no cumprimento da sua missão. Que é tão grande gloriosa e bem desempenhada.

Não apenas se conhece pouco da biografia desse gênio, como também ela está por ser escrita. Já que a inveja e o egoísmo semearam a respeito dela os mais evidentes erros e calúnias impudentes e grosseiras. Esforçar-nos-emos, por mostra-vos, ou mostrá-los, com luz mais real, o magno iniciador do qual nos orgulhamos de sermos discípulos. É do conhecimento de todos os exegetas, que os que professam a doutrina espírita, com justo motivo, de ter visto nascer entre seus muros esse pensador tão ousado quão metódico, esse sábio filosofo, clarividente e profundo. Esse operário que sem esmorecimento, cujo labor fez tremer o edifício religioso do Velho Mundo e preparou os novos alicerces que seriam à base da evolução e renovação da nossa sociedade passadista, para uma evolução moral e intelectual seguros.

Foi, de fato, em Lyon que, no dia três (3) de outubro de 1804, de tradicional família, os Rivail, nasceu aquele que mais tarde deveria ilustrar o pseudônimo de Allan Kardec e alcançar para eles tantos lauréis para nossa funda simpatia, e nosso filial reconhecimento. Vejam: “Aos 11 do vindemiário do ano XIII, do calendário republicano, no dia 3 de outubro de 1804, ato de nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascido às 19 h, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail, magistrado, juiz, e Jeanne Louise Duhamel, sua esposa, moradores em Lião, Rua Sala, 76. No documento oficial reconheceu-se como masculino o sexo da criança. “Testemunhas Maiores: “Syriaque-Frédéric Ditmar, diretor do estabelecimento das águas minerais da Rua Sala, à requisição do médico Pierre Radamel, Rua Santa-Dominique, 78.”“ Procedia à leitura, as testemunhas assinaram como também o Maire da região do Sul.” O presidente do Tribunal”. Em Lyon, Denizard fez seus primeiros estudos e inteirou a sua bagagem escolar, na cidade de Yverdun (Suíça), com o famoso mestre Jean Heinrich Pestalozzi, do qual em pouco tempo se fez um dos mais sábios alunos, colaborador eficiente e dedicado. Dedicou-se a propaganda do sistema educacional que tão preponderante influência exerceu sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha”.

Quanto Pestalozzi era chamado para outras atividades, ele confiava a Denizard Rivail o trabalho de substituí-lo na direção da escola. Bacharelava em Letras e ciências e doutorava-se em medicina após completar todos os estudos médicos e defender com brilhantismo sua tese. Albert L. Caillet, Allan Kardec embora conhecesse muito sobre medicina jamais se doutorou. Lingüístico de mão cheia conhece e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol, e conhecia também o holandês. Sempre bem humorado, bondoso, obsequioso, conseguiu sua isenção para o serviço militar, e dois anos depois fundou em Paris, à Rua Sèvres, 35, uma escola idêntica à de Yverdun. Com seu tio, irmão de sua mãe fizera sociedade, mas o capital saiu das mãos do tio.

Encontrou no meio em que participava à sua futura esposa, a senhorita Amélie Boudet, professora com diploma de primeira classe. Rica por herança dos pais e filha única e prendada. O registro civil dá-nos, a saber, que: “Amélie-Gabrille Boudeut, filha de Julien-Louis Boudet, proprietário e antigo tabelião, e de Julie-Louise Seigneat de Lacombe, nasceu em Thiais (Sena), aos dois de Frimário do ano IV (23 de novembro de 1795), segundo o calendário republicano então vigente na França”. Kardec mais jovem nove anos, porém aparentava ter menos idade que Kardec. O tio de Kardec era viciado em jogo, o que levou o Instituto a falência, feita a partilha coube a Rivail a quantia de 45.000 francos. Essa importância foi empregada nos negócios de um intimo amigo, que realizou maus negócios e faliu também, deixando Kardec a ver navios.

Mesmos com reveses Kardec foi à frente fazendo a contabilidade de tres grandes firmas, que ao final de cada ano economizava em torno de 7.000 francos. Dedicou ao estudo nas horas de serão e conseguiu escrever gramáticas, livros para estudos pedagógicos, livro sobre aritmética, fazia traduções de obras inglesas e alemãs, ale de preparar todos os cursos de Levy-Alvarès, assistidos por alunos de ambos os sexos do bairro de Saint-Germain. Organizou cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada, de 1835 a 1840, muito freqüentados na época. Membro de muitas sociedades de sábios, especialmente da Academia Real D’Arras, foi premiado, por concurso em 1831. Suas obras: “Plano da Instrução Pública (1828); em 1829, de acordo com o método Pestalozzi, e para uso das mães de família e mestres, publicou o Curso Prático e Teórico de Aritmética: fez surgir em 1831 a Gramática Francesa Clássica; no ano de 1846 o Manual dos Exames para Obtenção dos Diplomas de Capacidade, soluções racionais de questões e problemas de aritmética e geometria, em 1848 publicou o Catecismo Gramatical da Língua Francesa; por fim em 1849”. Temos o Senhor Rivail professor no Liceu Polimático, lecionando nas cadeiras de fisiologia, Astronomia, Química e Física. “Publicou ainda: ditados normais especiais sobre dificuldades Ortográficas”.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/08/2007
Código do texto: T617320
Classificação de conteúdo: seguro