Walcyr Carrasco

Tava esses dias analisando o enredo da nova Novela de Walcyr Carrasco " Do Outro Lado do Paraíso" e constatei que nos tempos, onde tanto se usa o termo " Empoderamento Feminino" ele realmente permeia a trama desse tema. Aborda a mulher como tema central na vida. A mulher como mandatária financeira( Sofia ) que dita os rumos pela força do dinheiro, a mulher massacrada e que apanha do marido ( Clara ) que depois de muito sofrimento da a volta por cima, a mulher pobre que ascende mas que não tem a ascensão reconhecida e que tem seu lugar usurpado e que precisa continuar lutando( Duda) a negra que sofre todos preconceitos e se torna Juíza, num lugar onde um Juiz é comandado pela mulher, uma deficiente (Anã) que sofre o preconceito dentro de casa... enfim nunca em uma mesma trama tivemos tantos personagens femininos como tanta relevância, nessa obra o Autor demosntra esse real empoderamento feminino. Sem contar de quantos temas são propostos e cada um deles pode gerar um novo e emocional enredo, e então pelo prisma de escritor me veio o pensamento de como se forjam os "escritores de novelas"? Sim, aspas porque são escritores diferenciados dos poetas e literatos, eles tramam, traçam e tocam as vidas( pensei até que como Deus traça os destinos, os dramaturgos os fazem também) eles pensam nas infinitas possibilidades de destinos e decidem o que acontecerá, é sem dúvida um modo basta peculiar de escrever e os Brasileiros fazer isso bem e porque não dizer? Os que melhores fazem. E dentre esses Walcyr Carrasco desperta como grande ícone da dramaturgia mundial.