Futebol: União São João E. C.

União São João Esporte Clube, fundado em 14 de janeiro de 1981, na cidade de Araras, no interior de São Paulo.

Mais conhecido como "União de Araras", o time completou 36 anos de atividade em 2017, apesar de ter sido obrigado a fechar às portas profissionalmente desde 2015, por conta uma dívida de cerca de R$ 15 milhões.

Hoje, o clube está à espera de um recomeço...

O Motivo:

Em 2012, o clube começou a afundar em dívidas graças a lei-Zico e a lei dos clubes-empresas, criada para enriquecer a Rede Globo e seus parceiros que vieram para afundar os times do segundo e terceiro escalão do futebol nacional.

O União foi celeiro de grandes jogadores como Roberto Carlos, ex-Palmeiras e Bi-campeão mundial pela Seleção.

O União São João de Araras completa 36 anos sem ter muito o que comemorar. Sendo um dos clubes mais tradicionais do interior de São Paulo.

Os jovens de hoje não se lembram, mas o time de Araras incomodou, e muito, os grandes clubes da capital na década de 1980 e, principalmente, 1990. Tanto que tem marcadas em sua história conquistas importantes como o Campeonato Brasileiro da Série-C em 1988 e da Série-B em 1996.

Um jogo que entrou para a história do União de Araras foi a emocionante vitória sobre o poderoso time do São Paulo, que era comandado pelo mestre Telê Santana, quando o tricolor do Morumbi perdeu por 4 x 3. No final da partida, Telê teve de reconhecer a superioridade e o espírito de equipe do União naquele jogo contra sua equipe.

O time também foi campeão Paulista do interior e vice-campeão do Paulistão em 2002, quando a competição foi disputada apenas por equipes do interior.

Além disso, o clube, que disputou a primeira divisão do futebol brasileiro quatro vezes, ganhou notoriedade por revelar outros jogadores importantes no cenário do futebol nacional como Alexandre, um dos grandes craques do time da década de 1990, Adinam, goleiro que sofreu o primeiro gol da carreira de Rogério Ceni, Léo, lateral-esquerdo ex-Santos, Fabrício, ex-volante de São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, Danilo Sacramento, ex-Guarani e Ponte Preta, Privati, Paulo Magno, Osmar e Luan, este último que voltou ao Palmeiras nesta temporada, e Rogério "pedalada", ex-Santos e ex-Palmeiras, e com passagem pela Seleção.

O União de Araras foi um dos Times brasileiros que foram engolidos pelo monstro chamado Rede Globo, a grande inimiga número-1 do País e do esporte nacional.

Para o País melhorar, é preciso desligar o sinal da Rede Globo, o quanto antes.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 09/12/2017
Reeditado em 25/08/2018
Código do texto: T6194004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.