Amizade duradoura -”É Nóis parça!”

O texto é longo e dividido em capítulos - Uma homenagem a formatura, dentre tantas, que minha best, parça, amiga, merece! PS: texto escrito ao som de RBD e vão depois entender o porquê!

De todas as pessoas que conheci durante o curso, de outras turmas além da minha, nenhuma tive tanta identificação, seja na cdfisse (dedicação ao curso), seja de gostar dos mesmos professores, das monitorias, no modo de ver as coisas, ou seja, nenhuma eu havia construído uma amizade tão forte e de tanta confiança como construí com essa pessoinha e é sobre ela que vou falar.

1- O primeiro contato

Lembro de quando a conheci ela foi falar sobre a semana de Psicologia, ou melhor, da festa da semana na minha sala(desde sempre enfiada nessas coisas), ela tinha uma cara de novinha(adolescente) e um jeito meio nerd( será que houve identificação?), na época achei caro o cinquenta reais( era antissocial mesmo) e não fui.

Nesse mesmo semestre, eu encontrei ela na subida da rua da faculdade e puxei assunto (primeiro contato), depois perguntei se ela tinha aula com o “fulano”, todo mundo que conhecia do terceiro semestre chorava: “é muita coisa, não aguento, ele é muita exigente!” O que ela me disse? “ Ah, não é difícil, mas ele faz chamada oral!” Logo contei que fiz história da Psicologia com ele e que ele era meu professor favorito, pronto, ela disse o mesmo! Começamos a falar desse professor (elogios, elogios), lembro que brincávamos que íamos fazer um fã clube. ela deu o nome de fulanochetes, mas achei estranho, então dei a ideia de chamarmos de Fulianlovers (não vou citar o nome, mas todos sabem quem é). Além disso, ela contou que foi monitora de anatomia (matéria que eu queria ser monitor, mas nem fiquei sabendo o dia da prova da monitoria) e que estava sendo de neuro. Adivinha? Eu amava neurofisiologia e tinha planos de ser monitor dessa disciplina no ano seguinte, assim como em anatomia. No final do semestre ela me deu os textos de social 2, mas haveria algo que aconteceria no começo do ano seguinte que faria nossa amizade não só nascer pra valer, mas que influenciaria muita coisa na faculdade....

2 - Primeira semana de recepção de calouros - sm manhã

Como todos conhecem a história (contei mil vezes) fiz amizade com um aluno da Liberdade e esse me procurou nas férias perguntando se queria fazer em calourada em São Miguel. eu era antissocial, tímido, tinha passado a adolescência sem ir a festas(nem de família), mas Oi? como eu ia organizar uma semana de calourada? Ele insistiu e disse que tinha mais uma aluna interessada, que queria fazer mas não tinha apoio ou ajuda. Fui na reunião, em Janeiro, ninguém na faculdade e adivinha quem está lá? Sim, minha Parça!! Conversamos e decidimos, vamos fazer, com a cara e a coragem! No mesmo mês nos reunimos com uma das professoras da faculdade que ia entrar no projeto com a gente (a Diva das divas).

Sobre a semana, lembro que ficávamos olhando os sites de outras faculdades, USP, Puc, vendo como a semana de calouros era feito nelas, buscando ideias. A gente ficava pensando : “cara, que mico ficar lá na frente com as placas, a faculdade toda vendo(algo original, que não vimos em nenhum outro lugar”! Quem diria, passamos a gostar disso nos anos seguintes.

No final com a ajuda da professora e do nosso amigo Fabio Lopes (saudades), a semana foi um sucesso (também, até pipoca na sala dos técnicos fizemos para os calouros), e nossa amizade foi muito fortalecida,pois passamos nossa primeira aventura juntos. Alem disso, descobri na calourada que havia o programa de acompanhamento terapêutico na faculdade e a Maria me chamou pra fazer parte, recordo dela me falando: “ Renan você é inteligente, esforçado, mesmo sendo do terceiro semestre você vai conseguir”! A partir do At nos víamos todas as segundas, não só ela, mas a patota (grupo dela), dona Kelly (que vivia zoando a Dani e acho que isso dura até hoje), Dani Aquino ( época que amava a psicanálise e um certo professor da faculdade), Amanda, além da Vania, Daiane, Cesar, a primeira geração do AT que fiz parte, de tantas que vi e se sucederam depois. E assim encerra-se um capitulo.

3 - Matérias e muita dedicação’

Essa pessoa, estava um ano a minha frente e tivemos quase os mesmos professores, ou seja, ela sempre me passava dicas e os textos quando eu fazia as matérias (a pessoa que mais me ajudou, dizem que tenho uma divida). E era engraçado as trocas que fazíamos de informações, quando eu estava no terceiro ela estava no quinto e eu ouvia: “eu não aguento, “fulano está a dez meses na introdução da introdução!”. Um ano depois passaria por isso, mas acabei indo bem na matéria exatamente por uma dica que ela me deu:” Renan, grava as aulas, fulano gosta que você coloque o que foi falado em aula e não os textos!” Perfeito, na prova colocava - “Segundo as aulas, etc...” Acabei tirando a maior nota da parcial e fui tranquilo pra regimental (mentira, fiz mil resumos, transcrevi as aulas).

Um ano depois eu estava no quinto semestre e ela no sétimo, ela passava pela prova de fogo, o terror do terrores, a professora mais temida do curso (eu amo ela de paixão, a professora), e lembro, o nível de dedicação e tensão que ela passava. No meio da aula de ciclano (estou dedurando mesmo) via mensagem: “Renan, não estou nem prestando atenção na aula, estou estudando pra fulana”. “Renan, você não tem noção da quantidade de conteúdo, se dedica!” E no final? Adivinha? Adivinha? Nota mais alta da sala! Do Campus! Praticamente gabaritou a regimental( Vou falar, porque merece!).

Nesse mesmo ano, haveria uma cisão, ela foi pra noite, começou a trabalhar(precisamos de money nessa vida), e novamente, novamente, ela encararia o terror dos terrores( meio exagerado, mas alguns alunos veem essa matéria assim), só que com um porém... ela estava trabalhando, não tinha o mesmo tempo pra estudar tanto quanto no semestre anterior, e agora, quem poderia salvá-la? Que nada, mesmo trabalhando se dedicou e arrebentou na matéria, maior nota, mesmo deixando de responder uma, até hoje me recordo dela falando da regimental: “Renan eu dei meu máximo, eu deixei de responder uma, mas sei que respondi bem as outras”!

No final, ela passou pelo oitavo semestre, reclamando de algumas matérias, elogiando outras, se dedicando ao máximo em tudo, firme e forte na Psicanálise( Minha amiga, TCC é tão legal!), fechando bem em todas as disciplinas, mesmo com a semana de Psicologia que assumimos, mesmo com Cecco e iniciação cientifica, quase pirando e morrendo de cansaço (eu sei moça), ela deu SHOW!

“Fulana, Fulana, decora tudo!” Palavras de uma amiga dela sobre ela, pois você vê as provas dela são de dar orgulho, não só as provas, trabalhos, palestras... mas só quem estava próximo sabe da dedicação, não é Q.I Alto ( ela vai entender a piada interna).

PS: Lembro que quando nos conhecemos eu falei que ela era uma ciborgue, ela foi perguntar para o namorado o que era isso, até os gênios não sabem tudo, fora o que descobri mais pra frente (risos).

3.1 - Ajuda, compartilhamentos e uma suposta “dívida”

Além da matéria que citei no primeiro parágrafo anterior, posso citar uma lista de coisas que me ela ajudou, seja dando apoio ou com dicas. Nunca vou esquecer das lendárias frases: “Renan, se você não conseguir passar, os outros também não conseguem!” (Obrigado pela confiança excessiva”) Frase essa sempre nas matérias difíceis que eu passei, como comunitária ou hospitalar.

Recordo quando ela me deu os textos dela de social 2 e a lista de filmes que adiantei nas férias, da dica sobre Psicopatologia 2: “Renan, estuda muuuuito o DSM-V e o Gabbard, pois quando tiver no sétimo vai ser muito cobrado”(Matei-me de estudar e me deu muita base). Do PMK - “Renan, você tem que estudar e aprender a folha na mesma semana que você teve a aula, pois se deixar acumular você se perde”! ( Tinha a aula sobre uma folha e na mesma semana fazia um resumo com todas as instruções e a mensuração que foi dada na aula). Recordo que ela me apoiou quando fui pra Liberdade fazer uma disciplina com um determinado professor(e foi uma das experiências mais marcantes da minha graduação) e que estudei com base na prova parcial dela para a prova parcial dele. Alguns alunos falaram que fiz uma loucura, pois era um professor muito exigente e que muita gente ficava na disciplina dele: “Você é doido! Eu fiquei de Dp nessa matéria!”” Eu passei raspando!”( ouvi de muita gente), mas só fui descobrir que ela difícil na regimental, mesmo assim fui super na parcial e no seminário, assim como essa minha amiga. E sobre isso cabe destacar o quanto ela é diferenciada, enquanto muitos reclamam que um professor é exigente ou que a matéria era muito difícil, ela falava: “Renan, é difícil, mas calma, é só estudar!”

Falando do temor dos temores, eu cheguei ao 4 ano e vivi o que ela viveu, mas com um porém, eu tinha ela para me ajudar e me dar dicas: “Renan, você teve os transtornos, já faz fichamento e faz o seu, pois sempre falta alguma coisa”! Mais do que isso, ela me passou os textos assim que a professora entrou na sala eu já estava lendo, “A aula é rápida, você tem que pegar os livros”! Resultado, fechei super bem na matéria, com ela sempre me apoiando. E a mesma coisa no oitavo semestre, ela falou os textos e logo na primeira semana já comecei a ler, guiado pelo que ela me falou, antes mesmo da professora falar quais ela focaria. E quando desesperado com medo de não passar eu ouvia:”Renan, calma, você consegue!”

Sem contar a visita técnica no Cecco, em que conhecemos o local que ela trabalhava e foi uma das experiências mais marcantes do curso.

PS: Esse mini capítulo foi pra falar um “poquito” de toda ajuda que ela me deu em relação as matérias, foi muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais que isso, há uma pequena divida $$$, mas entrei com fies...(risos)

4- Reuniões, eventos, e aventuras.

Obviamente, com o sucesso da primeira semana de recepção de calouros, organizamos a do ano seguinte, mas com o desafio de também ficarmos responsáveis pela noite (o amigo nosso que cuidava da noite saiu), entraram mais alguns colegas com a gente, e mais um sucesso, e nossa parceria continuou firme e forte. Cabe ressaltar que na apresentação dos projetos, ela apresentava quase todos, pois ela participava de todos, a atriz e cantora Thalia fez inúmeras personagens com o nome dela, mas não se compara a essa minha amiga, amiga do At, amiga da Iniciação, amiga da comissão, amiga palestrante em Congresso, etc... Nem A Thalia fez tantos papéis.

Nesse mesmo ano, a coordenação deixou a cargo dos alunos a semana de Psicologia, como eramos da manhã reunimos os alunos desse período interessados, enquanto a noite conseguiu-se muitos monitores (não estava inteirado do que acontecia a noite, só fui saber nada semana mesmo), procuramos a ajuda dos professores para conseguir palestrantes e com o apoio e ajuda da diva das divas foi um sucesso. E foi ai, aí, que mostrou-se a outra face dessa minha amiga: a de líder!

Apesar de começarmos juntos, naturalmente ela foi assumindo uma posição de liderança, naturalmente ela tomou a frente e cresceu, cresceu fantasticamente, naturalmente ela se tornou líder da comissão de alunos que se formou em São Miguel, ela adquiriu um feeling para eventos acadêmicos que poucas pessoas possuem, mas mais do que isso, ela abraçou de corpo e alma essa posição de lutar pelo curso, a comissão, a calourada,a semana de psicologia,as reuniões de colegiado( que as vezes gongava... piada interna), e fico feliz e orgulhoso por fazer parte daqueles que viram de perto esse crescimento, as vezes assistindo e batendo palmas(risos), outras ajudando o máximo que podia.

Vou sentir faltas dos puxões de orelhas, ela era muito sutil quando dava bronca: “Renan!! A Sacola das lembrancinhas!” Renan!! Feeling Renan Feeling!” “Renan, Acorda !

PS: Deem um troféu para essa mulher, por tudo que fez pela faculdade e pelo curso, pelo amor de Dio!!

Além da semana de calourada ( a última dela) e de Psicologia (cabe destacar o vídeo de despedida para todos que se formaram <mais um troféu para essa mulher, pelo amor de Dizus!>. Também participamos de muitas reuniões, muy muy reuniões,e uma das que não esqueço, foi no NEAP do Anália Franco, não vou dizer o motivo da reunião, mass..... tinha um pequeno detalhe, nós nuuunca, tínhamos ido para lá!! Obviamente, o que aconteceu? Nos perdemos! Só deu nós, descendo e subindo rua, e quando finalmente descobrimos o lugar, faltava alguns minutos para dar o horário, então corremos, corremos muito(dois patetas)!! Chegamos mortos, cansados, e uma professora falou: “Tadinhos, estão todo cansados, querem um copo da água?”. No fim a reunião acabou não dando o resultado que se esperava, fomos embora de carona, mas foi uma aventura.

PS; Agora sem ela nas reuniões...com quem vou comentar sobre os babados (palavra que ela eternizou) do curso?

5 - Surpresas! This is minha parça!

Você pensa, “caramba” Líder, organizadora de eventos, destruidora de provas, apresenta trabalho em Congresso internacional ( mais um troféu para essa mulher! Logo, Logo, vai habilitar novos itens na playstory),ela é humana? Claro que sim!!

Recordo-me que cheguei super empolgado, professor fulano de tal participou de tal filme, conheceu o Rodrigo Santoro!! Ai ela me vem, “nem ligo, eu também conheço gente famosa!” Ai ela me manda a foto dela com o Christopher do RBD (banda da novela Rebelde), foto em que a cara de alegria era inegável. Ela e o lado - Tiete. Você está de boa falando sobre as férias, ai ela manda uma foto com quem? Com o Christopher, quem tira a foto dela com ele (ela o persegue), o namorado dela. Lembro dela brincando - O Christopher até chama ele (o namorado dela) de amigo.

PS: Por isso, em homenagem a ela, escrevi o texto inteiro ao som de RBD - Cara, descobri que eles tem versões de músicas em inglês!! Ouvi a discografia inteira, pois deu uma “trabalheira” escrever esse texto!

Essa história de tiete a parte, ela é humana pelo grande coração que tem, pelo apoio que dá aos amigos, pela dedicação que tem em tudo que faz e pelo amor que tem a Psicologia, a vida, filmes de terror e também ao RBD (Yo soy rebede)(risos).

Mais um PS: Ela é viciada em filmes de terror, nunca vi nada igual, o porquê? Não tenho a minima ideia!

De quem estou falando? Obviamente é de Maria Lucimar de Oliveira, não quis ficar falando seu nome, pois é um nome que deixou uma marca tão grande na faculdade, nos alunos e professores que não deveria ser usado em vão . Brincadeira, foi por zoação mesmo, quis fazer surpresa, fiquei imaginando ela se perguntando porque não citei o nome dela no texto inteiro.

6 - Mensagem direta -

Maria, parabéns pela formatura, por tudo que conquistou e vem conquistando, finalmente é Psicóloga!! Agora virão novos desafios, novos voos a serem alçados, e que apesar de todas as dificuldades, para pessoas como você o céu não é limite!

Obrigado pela oportunidade de dizer com orgulho que sou seu amigo! Que sou amigo de Maria Lucimar de Oliveira!

Mais um... de mais um... de mais um... PS: Não esqueça de me chamar para a colação e para o casório, POR FAVOR!!

Renan Souza