25 de agosto. Dia do Soldado.

O Exército brasileiro é uma das três Forças Armadas destinadas pela Constituição Federal a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem.

A lei nº 2.851, de organização básica do Exército brasileiro, promulgada a 25 de agosto de 1956, criou no então Ministério da Guerra, atual Ministério do Exército, os órgãos de Direção, Auxiliares e Territoriais, bem como as Forças Terrestres. Acima destes órgãos, funciona o Alto Comando, presidido pelo ministro do Exército e integrado pelos chefes do Estado-Maior do Exército e pelos comandantes dos quatro exércitos. Por essa razão, a data de 25 de agosto foi designada para se comemorar o Dia do Soldado.

O Brasil teve em suas fileiras armadas grandes soldados que se destacaram nas diversas ocasiões em que precisaram defender a soberania brasileira. Porém, quando nos referimos ao Dia do Soldado, o primeiro nome a ser lembrado é o de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, ao qual foi atribuído o título de Patrono do Exército Brasileiro. O referido militar nasceu, em 1803, no arraial do Porto de Estrela (RJ). Participou das lutas pela independência na Bahia, sendo depois nomeado Comandante-Geral dos Guardas Municipais. A partir de 1838, já no posto de Coronel, comandou a repressão a várias rebeliões, como; a Balaiada no Maranhão, as revoltas liberais de Minas e São Paulo, assim como a Guerra dos Farrapos (RS). Chefiou as forças brasileiras na guerra contra Rosas (1851-1852). Foi Ministro da Guerra de 1855 a 1857 e de 1861 a 1862, Presidente da Província do Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros. Na Guerra do Paraguai, foi o Comandante das tropas aliadas a partir de 1866, obtendo vitórias decisivas, como nas batalhas de Humaitá, Avaí e Lomas Valentinas. O Duque de Caxias faleceu em 1880. Militar dos mais valorosos do nosso país, o seu nome se acha gravado com letras de ouro nas páginas da História do Brasil.

Fonte:

O Brasil através dos selos.

Publicado pela Bloch Editores.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 26/08/2007
Código do texto: T624901