RETRATOS DE VIDA

Sou, Elisabete Leite, nasci na cidade de Maceió, capital de Alagoas, em um bairro modesto chamado Vergel do Lago. Próximo à lagoa do Mundaú, onde eu e meus cinco irmãos vivíamos a sonhar. Lá sentíamos o aroma da terra molhada e, o cheiro inesquecível dos crustáceos. A mais nova entre os irmãos, esperava a chuva cair e, logo corria para o terraço, queria sentir os pingos d’água molhando meu rosto. Sou de uma família de poucos recursos financeiros, mas de grande valor existencial. Meu pai topógrafo de paixão e minha mãe costureira, sobrevivíamos conforme a vida oferecia. Era uma criança muito feliz em família...

Fui estudante de escola pública, iniciando a vida escolar no ano de 1966, que foi para mim a descoberta de um novo caminho, o qual me conduziu a conhecer, melhor, o sentido da vida, as pessoas e, finalmente tudo que me cercava. O meu contato com as primeiras letras, foi sem dúvida motivo de alegria. Estudei de 1ª a 4ª série, atualmente do 1º ao 5º ano, no grupo escolar Sete de Setembro, ainda em Maceió. As minhas reminiscências do primeiro contato com uma escola, me remetem a um passado bastante significativo em minha vida, era como cruzar fronteiras e conquistar novos horizontes. Estudar novas disciplinas, nunca vistas antes, era como abrir um leque de opção, um mundo novo, de infinitas descobertas. Lembro-me do meu impecável fardamento, a saia azul de pregas e blusa branca com gravatinha, era um uniforme de orgulho; tinha surpresa em cada lição estudada, que me deixava fascinada. Lembro-me com carinho, da dedicação, das broncas e dos elogios de minha professora primária, dona Albertina Ferreira, que tanto admirava.

Minhas irmãs, Socorro, Lúcia e Fátima, sempre foram meus espelhos, mulheres fortes e disciplinadas nas labutas diárias. Minha mãe, Lourinete, excelente dona de casa, uma mulher de fibra, uma Mãe notável e, dotada de inteligência ímpar... Convivi, a vida toda, com essas incríveis mulheres, que me passaram e ainda passam ensinamentos, pois são portadoras de grande sabedoria... Não posso esquecer dos irmãos, Antônio Jessé e Jorge Leite, que me auxiliavam nas tarefas escolares. Para mim, até agora, eles são os construtores do meu saber... Meus Mestres. Já meu pai, Jessé, era exemplo de honestidade e beleza interior. Foi e sempre será meu ídolo. Um pai presente em todos os momentos. São recordações que foram eternizadas no diário da minha vida, de MULHER. Lembranças dessas magníficas mulheres que contribuíram na minha vida, na minha formação e na minha história.

Os anos se passaram... Ainda hoje, continuo convivendo com esses Seres Humanos inteligentes, fortes e merecedoras de grandes homenagens: amigas, professoras, diretoras, médicas, estudantes, irmãs, filhas, sobrinhas, primas, cunhadas que acima de tudo, são simplesmente “Mulheres”.

Mulher, sinônimo de força, de coragem e beleza. Parabéns!

Elisabete Leite – 04/03/2018

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 05/05/2018
Reeditado em 14/05/2018
Código do texto: T6328131
Classificação de conteúdo: seguro