Em memória de Andrés Escobar

Um gol-contra que custou a vida do ex-jogador Andrés Escobar, de 27 anos de idade, à época, durante a Copa do Mundo FIFA, em 1994, nos EUA.

Aquele gol (contra) eliminou a equipe colombiana que era uma das favoritas ao título do torneio.

Até hoje, há muitas teorias para tentar explicar o sinistro, uma delas diz que o crime fora encomendado por àqueles que perderam muito dinheiro com a eliminação precoce da equipe da Colômbia, ainda na primeira fase do Torneio Mundial.

Gracias por ese gol ("obrigado por aquele gol"), disse um dos assassinos a Escobar quando ele saia de um restaurante à noite com sua namorada, na cidade de Medellín/COL. Em seguida outros três suspeitos cercaram seu carro iniciando uma discussão que terminou com disparos de revólver, que tiraram a vida do jovem atleta.

Escobar era conhecido por ser um sujeito de caráter íntegro e exemplar dentro e fora dos gramados. Mas teve a infelicidade de ter feito aquele gol-contra, ao tentar interceptar o cruzamento da bola chutada por um jogador dos EUA.

Placar final: EUA 2 x 1 Colômbia (eliminada).

"Este mundo foi e será uma porcaria eu sei, em 506 e em 2001 também..." (CAMBALACHE).

Ele havia acabado de retornar ao seu país e, depois da eliminação de sua seleção na Copa dos Estados Unidos, Escobar pediu férias. Dez dias após o seu regresso saindo de um jantar à noite, acompanhado, foi repreendido por Humberto Muñoz Castro acompanhado por outros três suspeitos. Muñoz e seus comparsas começaram a discutir com ele por causa do gol-contra. Dois dos homens empunharam as suas armas de fogo. Por ser insultado, Escobar exigia respeito, mas Muñoz sacou um revólver e disparou contra o jogador. A sua morte ocorreu ainda a caminho do hospital, tendo sido declarado morto 45 minutos depois. O zagueiro colombiano foi baleado 12 (doze) vezes. Ainda foi relatado que o assassino gritou "Gol!" (imitando narradores de futebol sul-americanos).

Escobar tinha 27 anos de idade na época, foi um símbolo do Atlético Nacional/COL e da sua cidade natal. Era conhecido como o "cavalheiro do futebol." havia disputado duas Copas do Mundo FIFA pela Colômbia, em 1990 e 1994, onde chegou a ser capitão da equipe. Ele foi campeão da Copa Libertadores da América, em 1989, pelo Atlético Nacional, o primeiro título da equipe no torneio intercontinental. Escobar ainda teve passagem pelo futebol da suíça.

Uma triste página do esporte mundial. Eu, particularmente, já não me interesso mais por futebol faz tempo, detesto, porém, minhas razões para não gostar são diversas e pessoais.

Nome civil: Andrés Escobar Saldarriaga, mais conhecido como Andrés Escobar (Medellín, 13 de março de 1967 — Medellín, 2 de julho de 1994).

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 01/06/2018
Reeditado em 01/06/2018
Código do texto: T6352661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.