HOMENAGEM AOS IRMÃOS MÁRTIRES: JOÃO E PAULO

HOMENAGEM AOS IRMÃOS MÁRTIRES: JOÃO E PAULO

"II Macabeus, 7 1.

Havia também sete irmãos que foram um dia presos com sua mãe, e que o rei por meio de golpes de azorrage e de nervos de boi, quis coagir a comerem a proibida carne de porco."

II Macabeus, 7 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/ii-macabeus/7/

_______________

26/06 – São João e São Paulo Mártires

26 junho, 2018 Redação JUNHO, Santo do Dia

Existe uma Paixão que narra os feitos dos santos João e Paulo irmãos de sangue e de fé, decapitados secretamente em sua casa no Célio e aí sepultados, na noite de 26 de junho de 362, durante a perseguição reavivada pelo imperador Juliano, o Apóstata.

João e Paulo eram irmãos ricos e generosos para com os pobres. Juliano que planejara pôr as mãos em seus bens, que Ihes tinham sido confiados por Constantina, filha de Constantino, convidou os irmãos à corte. Mas ambos rejeitaram decididamente por causa da impiedade dele. O chefe da guarda imperial, Terenciano, foi então à casa deles no Célio com a intimação de oferecerem dentro de dez dias incenso à estátua de Júpiter. Ao esgotar o prazo, Terenciano, após uma última e vã tentativa de convencê-los de idolatria, como narra a Lenda áurea, “mandou que fossem degolados secretamente e fossem sepultados em sua própria casa”.

O sucessor de Juliano, o imperador Joviniano, encarregou o senador Bizante de procurar os corpos dos irmãos Joao e Paulo e de construir uma igreja sobre seu túmulo. Parece, todavia, que a perseguição de Juliano Apóstata atingiu só os cristãos do Oriente, onde Juliano residia, e não os cristãos de Roma; alguns estudiosos acham por isso que se deva antecipar o martírio dos dois irmãos de mais de meio século e situá-lo no tempo da perseguição de Diocleciano.

São João e São Paulo Mártires, rogai por nós!

______________________

O Martirológio Romano declara:

em 1845: “Em Roma, na antiga via Salária, no cemitério de Basila, (deu-se) o natalício dos irmãos mártires Proto e Jacinto, eunucos da bem-aventurada Eugênia. Descobertos como cristãos sob o imperador Galieno, receberam ordem de sacrificar aos ídolos. Como recusassem fazê-lo, foram duramente açoitados, e logo em seguida degolados”.

_______________

“Em Roma (festeja-se) a paixão dos santos sete irmãos mártires, isto é Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial no tempo do imperador Antonino, quando era prefeito da cidade Públio. Entre esses, Januário, após ter sido açoitado com varas e padecido no cárcere, foi morto com flagelos chumbados; Félix e Filipe foram mortos a cacete; Silvano foi jogado num precipício; Alexandre, Vidal e Marcial foram punidos com sentença capital”.

https://www.paulus.com.br/portal/santo/santos-sete-irmaos-martires-2#.WzLLGqpKjcc

_______________

São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida.

Viveram na Ásia Menor, até que, devido à perseguição de Diocleciano, no ano 300 da Era Cristã, foram presos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista essa acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor entre os séculos III e IV), e, desde jovens, eram reconhecidos por sua habilidade como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam para muitos a saúde do corpo e da alma.

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/verdadeira-historia-de-sao-cosme-e-sao-damiao-martires/

J B Pereira e https://rainhadosceus.com.br/santo-do-dia-26-de-junho-sao-joao-e-sao-paulo-martires/
Enviado por J B Pereira em 26/06/2018
Reeditado em 26/06/2018
Código do texto: T6374762
Classificação de conteúdo: seguro