Discurso para a despedida de meu mestre

As palavras até então organizadas dentro de mim parecem me escapar e me perdoe se junto com elas algumas lágrimas saírem também. A frase “Fica Adílio” é meio que a voz do coração. Mesmo sabendo que chegadas e partidas são sempre necessárias, represento hoje por meio destas palavras o meu vazio, o de Lili, Jonathan, sol, Adelaide e tantos outros que foram e são os seus pupilos.

Lembro do meu desespero em não compreender a linguística, até que certa noite você me falou que era só separar todos os meus conceitos. Então mergulhei tão intensamente na cadeira hoje finalizada que tenho algo a te dizer, escolhi fazer meu TCC em linguística. Não seria algo que falaria hoje, mas na eminencia da sua partida resolvi compartilhar esse sentimento e desejo de 99,7% de ser uma futura linguista.

Talvez eu desista de ler isto, por medo e grande timidez. Mas acredito que por você vala a pena tentar vencer mais esses obstáculos. Como te dizer isso, no curso foi uma das melhores pessoas que conheci, através de você me encontrei. Dentro de mim pulsava uma coisa que eu achava ser loucura, mas hoje sei que é coisa de poetisa. Quem diria, tão pequena menina, vestida de tão grande alma de mulher iria começar a ganhar espaço por rabiscar algumas coisas que nem consegue falar. Costumo acreditar que sim, existe destino mais ele não é traçado; são as nossas escolhas que o traçam. Escolhi letras na escuridão de uma reprovação e hoje essa escolhe é o que pulsa meu coração. Gostava de escrever, mas, não sabia que tinha dom para fazer tal coisa.

É quem sabe no futuro poder chegar ao seu nível. “Uma Adélia a te representar” não me acho com a audácia de te dizer que ela seria tão grande quanto você, mas seria uma discípula sua, uma das que mais se dedicou a seu Ciço e a que as suas palavras quase decorou. Por muitas noites chegava aqui cansada, com um esgotamento físico enorme e ao te ver surgir, tudo parecia ir rumo a um lugar qualquer, aqui ficava apenas aquela aluna que morria por uma aula que falasse de seu Ciço.

Algumas aulas vim doente, mas assistir todas e puder me apaixonar da primeira à última. Lembro-me do nosso primeiro e-mail. O quanto meu coração batia rápido e as lágrimas desciam feito cachoeiras. Eu não esperava mesmo e como já dito eu cogitei muito em te enviar aquilo. Depois de um ponto te agradecerei da melhor forma que puder fazer, a escrever.

Obrigada professor Adílio. É difícil encontrar alguém com alma de professor. Alguém que não se entregue ao poder do capitalismo ou que ensine por status social. Afinal poderias está em tantos lugares belos e estruturados mais veio parar aqui numa cidade pequena no meio de um cemitério.

O que o tempo e o destino nos reserva ainda não sou capaz de responder. Por mero egoísmo reforço o nosso pedido “fica com a gente “, mesmo sabendo que sua decisão já foi tomada. Entretanto analisando o caso por meio do coração sinto que se nós merecemos iremos te ganhar por mais uns dois ou 3 semestres, se essa for a vontade do criador também.

Peço perdão pelo o meu egoísmo banhado de vontade de aprender muito mais com você. Quando eu crescer quero ser a aquilo que aprendi aqui, mas quero um pouco além quero ser metade do que és e ter 2 % da sua inteligência. Enfim, sentiremos saudades. O temível Adilio junior irá para longe. Pensamentos e angustias aqui organizados ficaram um tanto melódicos parece uma declaração de amor. Sim, é uma declaração de carinho, respeito e admiração de uma aluna para com seu grande mestre.

Para:Adílio Junior o rapaz amigo de seu Ciço.

BranquelaAquarela
Enviado por BranquelaAquarela em 04/07/2018
Código do texto: T6381269
Classificação de conteúdo: seguro