UM PAI UM AMIGO. . .
 
Um sentimento uma sensação profunda. Um desejo que preenche o coração do homem. Ser pai. Assim como a mulher gera em seu útero uma vida, um filho. Também o homem experimenta uma gravidez que nasce e se enraíza em seu coração, em busca de uma paternidade tão desejada.

Quando ele sente pela primeira vez, em seus braços, o fruto de um amor que ele ajudou a gerar, então, percebe a bênção que é ter nas mãos uma vida, um novo ser, tão pequenino, frágil e que necessita de seus cuidados. Então, algo novo se manifesta em seu interior, passa por sua cabeça um filme do qual ele foi o protagonista, o de também ser filho. Sua imaginação voa numa velocidade vertiginosa, perde-se no tempo em busca de sua história.    Esse homem se torna menino, ele sorri se emociona, ele chora de alegria, ele brinca e pula, bate palmas e cerca aquele pequeno ser de carinho e mimos. . .

A vida para esse pai passa a ter um novo sentido. Até então, seu pai o ajudou a escrever sua história. Agora começa um novo ciclo de vida e uma nova história se dá início.  É a história de sua vida como pai. Uma história que é o prolongamento da sua própria história. Agora cabe a ele acompanhar o desenvolvimento dessa nova vida e o desenrolar dessa nova história, procurando dar um sentido vivo e ensinando os primeiros passos ao novo ser, seu filho!

Então, para ser pai, ser um bom pai, um amigo é preciso aprender ou reaprender através dos exemplos dos que chegaram primeiro. É fazer-se presente em todos os momentos, sejam eles de alegria ou de dor. É preciso entender que cada esforço que se faça, ainda é pouco para cuidar de um ser que já era esperado e amado, mesmo antes de nascer.  Mas, que agora precisa da atenção, do amor e carinho de você. . . PAI!

Uma atenção redobrada, mas sem perder o carisma da amizade, da orientação da fé e também não pode se esquecer de agradecer pela bênção recebida, porque a vida é o maior dom que Deus pode nos dar.

E nós, como filhos e filhas devemos também atenção a esse homem que, diante de dificuldades soube nos orientar, nos guiar no caminho do bem, nos fazer gente com os pés no chão. Mais que ser pai é ser amigo!

Um pai que nos carregou no colo e quantas noites a contar histórias para nos fazer dormir. E quantas noites de sono perdida, à beira de um berço ou uma pequena cama, velando nosso sono, aflito, sem lugar, pois o filho estava ali, adoentado, necessitando de cuidados especiais. Às vezes tendo que pegá-lo nos braços para acalentá-lo, varando a madrugada sem se importar com o cansaço, mesmo sabendo que teria que trabalhar logo que o dia amanhecesse.

A vida passa e hoje estamos aqui fazendo memória àquele que trabalhou e lutou para nos dar uma vida digna. Quem nos ofertou amor e carinho, talvez, de uma forma modesta, de um pai pensativo e preocupado com o futuro do filho.

A você, pai presente, o nosso abraço carinhoso, que o nosso Pai Maior que é Deus, o abençoe, proteja e continue guiando seus passos nessa caminhada terrena, também aos pais ausentes, aqueles que Deus chamou para junto de si, que O Senhor os acolha na luz da vossa face e faça resplandecer para eles, no dia da ressurreição, a plenitude da vida.

Ser pai é uma arte que se aprende no dia a dia. Ser pai é uma decisão. . . De amor!

Alusivo ao Diados Pais.

 
Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 01/08/2018
Reeditado em 01/08/2018
Código do texto: T6406614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.