Que turbilhão de pensamentos e idéias deve existir na mente de um homem que é pai pela primeira vez aos 50, 60 anos, quando está próximo da terceira idade. Sentir nos braços o pequenino ser, e adquirir a partir daquele momento a responsabilidade tardia de orientar, criar, enfim educar uma criança que provavelmente já foi almejada por diversas vezes durante a juventude.
Esse pai, cujos cabelos já começam a embranquecer, está agora às voltas com as fraldas, com noites mal dormidas e o choro poderoso de alguém capaz de retê-lo em casa. Namorada teve muitas e sempre adiando o momento de assumir o compromisso, pois achava que era muito cedo.
Sem saber como e nem por que, as coisas de antes perderam os seus atrativos. Aquele clube noturno com seus boleros românticos, as serestas, a cervejinha com os amigos, o futebol aos domingos, tudo vencido pelo relógio biológico que fez prevalecer as emoções e o desejo de formar uma família.
É uma aventura! Se o neném boceja, o pai suspira; se o primeiro sorri, o pai fica deslumbrado. Como não pensou nisso antes? Como foi possível perder tempo em outras coisas que hoje lhe parecem fútil diante dessa maravilha que agita braços e pernas sem cessar? Inúmeros planos para o futuro. Juntos naturalmente. Só não gosta do cronológico, pois começa a imaginar o filho na adolescência e ele tendo que percorrer as madrugadas para atender a volta das famosas festinhas ou, então, no colégio sendo confundido com o vovô.
Sente sua vida mudando. A cada dia uma nova emoção. É um profissional de sucesso já no ápice da carreira e entra em pânico porque o primogênito não quer dormir. É o emocional passando por cima do racional.
Ser pai pela primeira vez quando se sente a pressão do tempo que se esvai, é alcançar a satisfação completa de colocar acima das ambições e interesses pessoais uma reavaliação de valores. O que antes era centrado na própria pessoa muda para um contexto mais complexo. O importante passa a ser secundário. As perspectivas se ampliam. Os livros de cabeceira que eram de ficção, técnicos, ou como conquistar a mulher de seus sonhos, são substituídos por outros de literatura infantil. Papai está nas nuvens.
É que o inesperado aconteceu!
Uma estrela caiu do céu e transformou o mundo material de um homem já com a vida consolidada, em uma floresta encantada, onde pássaros e flores se confundem com o pisar macio de pés pequeninos.
Heloísa Mamede
Enviado por Heloísa Mamede em 11/08/2018
Reeditado em 11/08/2018
Código do texto: T6415972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.