MEU HEROI

PARA MEU PAI,

MEU HERÓI

Meu herói não é um herói de capa esvoaçante, nem tampouco portador de poderes especiais. Meu herói é muito mais que um personagem criado para extasiar a imaginação infantil, ou para prender a respiração dos jovens nos cinemas.

Meu herói passou uma vida inteira fazendo muito mais que levantar edifícios ou vencer inimigos irreais. Fez muito mais que transformar-se num poderoso e imbatível guerreiro no momento do perigo. Meu herói é um homem simples, de baixa estatura, frágil e exposto a todas as intempéries do mundo. Um homem comum, mas teve uma missão tão grande e sublime, que nenhum herói por mais capacitado e armado que fosse, pudesse cumpri-la tão bem como ele fez.

Meu herói se casou muito cedo, com 23 anos de idade no ano de 1954. No dia do casamento, levou minha mãe para um rancho de pau e folhas de coqueiro nas proximidades da casa do meu avô e dali começou a minha numerosa família. Não tinham nada, só muito amor, saúde e uma vontade enorme de vencer.

Criou 13 filhos. Mas não se intimidou, quando os filhos foram chegando, logo pensou em se mudar para uma cidade para trabalhar e daí, foi só vencendo os obstáculos, um a um. Cada dia um novo desafio. Cada ano, ou pouco mais que isso, mais um filho, às vezes gêmeos e até trigêmeos. Ele fez isso com tanto amor que só um herói verdadeiramente real poderia fazer. Foi tanto carinho que às vezes me pergunto: se vinha de alguma fonte especial, ela pode ter se esvaziado.

Creio que o leitor já deve ter descoberto quem é meu herói.

Meu herói é meu pai! Ele não é inventado e nem fictício. Ele é real, e cumpriu muitíssimo bem sua missão. Missão que, aliás, ainda cumpre, pois ainda hoje nos reunimos com ele. 87 anos, velho, adoentado, mas amoroso, beijoqueiro, senhor do melhor abraço do mundo. Quanto carinho e ternura naquele pai!

Um imenso desejo de ficar com os filhos estampado no seu rosto sereno e bondoso, como se quisesse pedir para o Senhor lá de cima, "deixa eu ficar ainda um pouco mais com eles"... Aquela mão distraída na cabeça de cada um, fazendo um cafuné enquanto conversa... Apelidos carinhosos... Lembrança das artes da infância... Ajuda financeira para um filho ou outro, sempre que algum precisa... Uma presença marcante nas nossas vidas.

Meu pai, você é meu verdadeiro herói. Um homem único, que fez e faz por seus filhos e sua família muito mais que um Super Homem. Você é um herói real, vivo e presente que eu posso tocar abraçar e beijar sempre que sinto vontade e saudade. Te amo demais meu pai.