JOSE SARAMAGO & LULALAU...

Saramago advertiu os brasileiros contra a síndrome do "sebastianismo", que afecta Portugal: não se pode esperar que alguém regresse do meio do nevoeiro, triunfante, na proa de um barco, para salvar um país. "Não peçam milagres a um homem, mesmo que esse homem se chame Lula da Silva", disse o Nobel português à assistência.

"Dom Sebastião não existe, o que existe é a vontade e os meios para mudar as coisas. Creio que o Brasil está nessa direcção, e estar nessa direcção já é muito." Saramago lembrou ainda que os problemas do Brasil não podem ser encarados isoladamente, mas sim tendo em conta o contexto internacional.

PROFETIZAR Aproveitando também a sua passagem pelo país irmão, o escritor esteve ontem em São Paulo para assistir ao lançamento da obra "José Saramago: Um Amor Possível". Trata-se de uma recolha de conversas que manteve com o jornalista espanhol Juan Arias ao longo de 1997, ou seja, um ano antes de ter sido galardoado com o Nobel de Literatura. Segundo Arias, Saramago tem uma imensa capacidade de profetizar sobre o futuro.

"Tudo o que me disse em 1997 tornou-se realidade. As suas análises económicas, a antecipação de uma crise mundial, o ataque ao império americano: já lá estava tudo". O espanhol, correspondente do "El País" no Rio de Janeiro, quer agora debater o tema da religião com Saramago, que considera "religioso na sua relação com a natureza".

Nota do divulgador:- Numa entrevista de Lula e Saramago... Lula se diz vencedor da eleição de 2018... e que após a sua vitória... basta dar 10 reais a cada brasileiro dos 100 bilhões de impostos que ele vai distribuir e os brasileiros ficarão felizes!!!!