A HISTÓRIA DO SURGIMENTO DA MARATONA OLÍMPICA

A história vem de muito tempo atrás, em 490 a. C., na época da Grécia antiga.

Naquela época, os gregos estavam em guerra com a Pérsia desde 490 a 479 a. C., esse momento ficou conhecido como as Guerras Médicas, que foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas. O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo.

Os gregos, em menor número, eram liderados pelo Imperador Milcíades. Já os persas, em número muito maior que os gregos, eram liderados pelo Imperador Dário l, que, antes da batalha em Maratona, ele mandou avisar os gregos, disse: "NÓS VAMOS VENCER ESSA BATALHA E VAMOS PASSAR NO FIO DA ESPADA CADA HABITANTE DESSA TERRA, INCLUSIVE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO." Afirmou.

Milcíades, por sua vez, foi avisar seu povo, disse: "SE NÓS NÃO VOLTARMOS DURANTE DETERMINADO TEMPO, VOCÊS MATEM AS CRIANÇAS E DEPOIS SE MATEM PORQUE ELES ESTÃO VINDO PRA ACABAR, MESMO, COM TUDO."

A frota da Pérsia chegou pelo Mar e os atenienses chamaram reforço de Esparta/GRÉCIA, até então, também pertencente à Liga de Delos. Milcíades teria enviado Fidípedes à Esparta para avisá-los da invasão Persa. Ele teria corrido aproximadamente 200 km durante um dia para cumprir a tarefa.

A Batalha:

Apesar do exército da Pérsia ter sido muito mais numerosos do que os gregos, estes, embuidos pelo desejo de vitória e por querer salvar seu povo, conseguiram cercar os persas, que saíram derrotados da batalha de Maratona.

Já quando a batalha estava quase vencida, Milcíades lembrou-se da promessa feita ao seu povo e viu que o tempo estava quase se esgotando. Rapidamente ele chamou Fidípedes - para cumprir uma missão, disse: "VÁ DE PRESSA E DIGA AO POVO QUE VENCEMOS, NÃO PÁRE NEM PARA BEBER ÁGUA."

A batalha leva esse nome (Maratona) porque, Fidípedes, após a vitória grega, fora enviado pelo líder da expedição grega a Atenas, a fim de anunciar a vitória. Após correr os 42,195 km (quarenta e dois quilômetros, e cento e noventa e cinco metros) que separavam as cidades de Atenas e Maratona, Fidípedes, ao chegar na cidade, disse, apenas: "Vencemos." Em seguida, desabou e caiu morto no chão de tanta exaustão.

Essa é, pois, a história da Maratona Olímpica, determinação, patriotismo, resistência e heroísmo são características intrínsecas à maratona ('à batalha').
Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 04/11/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6494230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.