SÃO PAULO, Um pouco da sua história . . .

CIDADE DE SÃO PAULO . . . UM POUCO DE SUA HISTÓRIA . . .

A cidade de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses.

Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borba do Campo (1553), ameaçada pelos indígenas da região.

Então, a Companhia de Jesus, tendo José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, chegou ao planalto de Piratininga encontrando ‘ares frios e temperados como os de Espanha’ e ‘ uma terra mui sadia, fresca e de boas águas’.

Segurança, localização topográfica era perfeita,. situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.

Nesse local, fundaram o Colégio dos Jesuítas em 25 de Janeiro de 1554, data para homenagear o apóstolo São Paulo, ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga, cujo aniversário é comemorado dia 25 de Janeiro.

São Paulo foi quartel-general de onde partiam as ‘bandeiras’.

A atividade bandeirante foi a responsável pelo desbravamento e ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste.

Em 1825, inaugurou-se o atual jardim da Luz, preocupação urbanística com o aformoseamento da cidade.

Da construção em 1867 pelos ingleses da antiga São Paulo Raywal “SPR” hoje Estrada de Ferro Santos – Jundiaí veio o afluxo de imigrantes europeus.

Em 1895 a população de São Paulo era de 130 mil habitantes, chegando a 239.820 em 1911, a cidade ganhou seu Teatro Municipal, celebrizado como sede de espetáculos operísticos, tidos como entretenimento elegante da elite paulistana.

Em 1920, São Paulo tinha 580 mil habitantes em clima de muito otimismo, freqüenta os salões de dança, assiste às corridas de automóvel, às partidas de futebol.

Nos anos 50, inicia-se ‘desconcentração’ do parque industrial de São Paulo para outros municípios da região.

Metropolitana ABCD, Osasco, Guarulhos e interior Campinas, São José dos Campos, Sorocaba.

Uma pequena e modesta homenagem a nossa cidade, cidade que acolhe todos os brasileiros, e todos aqueles que escolheram SÃO PAULO para viver...

Miguel Carlos Comp
Enviado por Miguel Carlos Comp em 25/01/2019
Código do texto: T6559116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.