HOMENAGEM ÀS MULHERES NEGRAS CIENTISTAS.

ENEDINA ALVES MARQUES- Primeira Mulher Negra a se formar em Engenharia no Brasil. De família pobre,se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná. Morreu em Agosto de 1981.

Viviane dos Santos Barbosa- Cursou bacharelado em Engenharia Química e Bio Química pela Delfi University da Hplanda.Mestre em Nanotecnologia.Cursou Química Industrial na Univ.Federal da Bahia e depois foi para a Holanda.

Maria Beatriz do Nascimento- Nasceu em Aracaju em 1942. Foi com seus 10 irmãos para o RJ na década de 50.Cursou História na Univ.Federal RJ. Fez Pós Graduação na UFF em 1981. Dedicou sua vida pela temática Étnico-Social. Foi responsável por formar ativistas Negros e Negras.

Sônia Guimarães- Cursou Física nos anos 70 em SP. Hoje,Sônia é a primeira mulher Negra Doutora em Física pela Universidade de Manchester e compõe ,há 24 anos,o Corpo Docente do ITA;Instituto de Tecnologia da Aeronáutica.

Simone Maia Evaristo- Bióloga e Citotecnologista pela UFRJ.É membro Diretor da Academia Internacional de Citologia. É Supervisora na área do Ensino Técnico do Instituto Nacional do Câncer.

Luíza Ramos- Era Mestre em Ciências Sociais pela UFBahia.Doutora em Ciências Sociais pela Michigan State University.faleceu em 2016.

Anita Canavarro- Professora de Química na Universidade Federal de Goiás e Doutora em Ciências pela UFRJ. É Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Promove a superação do Racismo pela Educação.

Katemari Rosa- Formada em Física pela UFRGS .Mestre em Filosofia pela UFBahia. Doutora em Ciências pela Universidade de Columbia;NY.Hoje é Professora na Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 09/03/2019
Código do texto: T6593406
Classificação de conteúdo: seguro