Arias Soares Silva: um servo fiel de Cristo!

Arias Soares Silva nasceu em 25 de agosto de 1949, filho de Joao Soares Costa e Rosa Maria da Conceição, no município de Parnarama, localizado na região leste do Maranhão, na divisa com o Piauí.

Converteu-se em 1967; no ano seguinte foi batizado e chamado por Deus para o ministério da Palavra, na Primeira Igreja Batista de Imperatriz – Maranhão.

Casado, há 35 anos, com Damares Neiva Soares, pai de André, Adriano e Lívia; avô de Jasmine, Anabelle, Ana Flor e Pedro.

É Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (Recife-PE), no período de 1973 a 1977; ao mesmo tempo que cursou três anos e meio do curso de Bacharel em Música Sacra. Graduado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA, de 1993 a 1996, em Palmas-TO. Concluiu o curso de Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, em 2000 e 2001 – Rio de Janeiro; e a formação Leader Coach, obtendo as ferramentas e conceitos da Titulação Global do Instituto Behavioral de Coaching, ministrado em Palmas pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) de Goiânia–GO, em 2012.

É incrível sua versatilidade e produtividade ao longo de seus 50 anos de trabalho. Atuou como professor, orientador educacional, coordenador pedagógico e diretor de escola, nos ensinos fundamental e médio, nos estados do Maranhão, Pernambuco e Tocantins.

Como pianista e músico, Arias partilhou seus dons na formação de crianças, jovens e adultos, organizando grupos e corais em diversas localidades, tanto em ambientes seculares como evangélicos.

Na área social, foi fundador do Centro Social Cristão, uma entidade assistencialista que desenvolveu durante 8 anos ações e projetos nas áreas de saúde, educação, ação social e capacitação profissional para comunidades carentes de Imperatriz.

Como educador cristão, trabalhou como gestor de ensino na Primeira Igreja Batista de Imperatriz e Segunda Igreja Batista em Palmas (SIBAPA). Exerceu, participou e colaborou como líder denominacional em Seminários e Juntas-Executivas ligadas à Convenção Batista Brasileira (CBB).

Como psicanalista e coaching, realizou inúmeros cursos e palestras na área da Inteligência Emocional e Qualidade de Vida para empresas, órgãos públicos e colégios (nos estados da Bahia, Goiás e Tocantins).

Entre 2006 e 2007, foi o sexto presidente da SIBAPA – período considerada um divisor de águas na história da denominação. De 2009 a 2013, liderou a Igreja Batista em Ponte Alta do Tocantins, onde exerceu com dedicação e excelência o ministério da Palavra.

Desde 2014, coordena o Ministério de Aconselhamento Cristão da SIBAPA, auxiliando inúmeras pessoas que buscam apoio conjugal, orientação espiritual e emocional.

É descrito com uma pessoa cheia de virtudes e qualidades. Um ser humano bondoso, simples, amável, leal, que se dedica em favor ao próximo, com comportamento equilibrado e genuíno, portando-se de maneira semelhante diante de situações fáceis ou difíceis, não fazendo acepção de qualquer pessoa, independente de posição ou classe social.

Sua biografia nos apresenta um exemplo que se encaixa perfeitamente na descrição do “servo fiel e prudente” da Parábola dos Talentos contada pelo Senhor Jesus (Mateus 25:14-30), pois soube usar com sabedoria seus dons e habilidades para engrandecimento do Reino de Cristo.

Perto de completar 70 anos, ele, sua família, amigos e irmãos de fé têm muito que comemorar!

Ele compõe um virtuoso exército de levitas que foi levantado por Deus, nos anos 60, para fazer a diferença ao longo das décadas seguintes, contribuindo para levar a mensagem de fé, esperança e amor.

Sua trajetória nos mostra, ainda, sob uma ótica mais abrangente, um aspecto valioso de como o Bondoso-Deus tem transformado através das igrejas evangélicas a cultura e os valores de nossa nação.

Arias Soares Silva faz parte da geração eleita de homens e mulheres cheios do Espírito Santo que nas últimas décadas tem levado o evangelho e os princípios cristãos, por meio da pregação, música, ensino e ações sociais para redenção e transformação de nosso amado Brasil!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior