Voluntariado

Sempre achei legal essa coisa de prestar trabalho voluntário, mas fui exercitar mesmo no período que trabalhei na Coordenadoria de Sustentabilidade da gloriosa CEEE. Lá tive a oportunidade de ver que muitas pessoas tem essa veia voluntária, de chegar perto de quem precisa, de levar alento a quem quer seja. Também vi que a maioria das pessoas tem facilidade em doar, em ajudar como podem. Quantas campanhas exitosas fizemos, quantos momentos alegres e emocionantes.

Lá na Sustentabilidade também tive a oportunidade de participar de curso de formação juntamente com pessoas responsáveis por ONG’s. Pude ver o quão sério é o trabalho dessas organizações e o quanto se esforçam para atingirem seus objetivos nos mais diversos tipos de atendimentos. O quanto de controle burocrático imposto pelo estado precisam cumprir e o praticamente zero de recursos que recebem desse mesmo estado.

Depois de aposentada passei a ser voluntária da ONG Cataventus – Ação de integração social e cultural, que em maio deste ano completou quinze anos. A história da Cataventus está no site www.Cataventus.organização.br , mas na sua história, como na maioria de todas ONG’s que conheço, tem uma força inicial, uma força que geralmente vem de uma pessoa, no caso Erica Mylius, que se junta a outra(s) pessoa(s). Essa força, que é do bem, cresce e encanta outras pessoas e assim se alimenta um fazer crescente, que leva a energia boa pra nossa sociedade.

O voluntariado é considerado um trabalho (porque dá trabalho) não remunerado, porém, o lucro líquido é garantido em cem por cento. Cem por cento de satisfação, de reconhecimento, de troca de energia e de muita, mas muita alegria e de aprendizado.

O que se aprende? Ah, se aprende a olhar e ver nossa sociedade em 360°; a sorrir abertamente; a dividir o tempo; a segurar a mão e seguir em frente!

Parabéns a todos voluntários(as), que Deus sempre Proteja e Ilumine quem se dedica a este fazer!

Tânia França
Enviado por Tânia França em 31/03/2019
Código do texto: T6612347
Classificação de conteúdo: seguro