AMOR DE MÃE: O MELHOR EXEMPLO DE ALTRUÍSMO!

Prólogo

Por favor não me aplaudam depois de lerem este insosso escrito. Apenas brinco com as palavras soltas para juntar umas com as outras e transformar em texto. (Nota do Autor).

Martin Luther King Jr. disse:

"... cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo...".

Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

EXPLICANDO AS PALAVRAS DE LUTHER KING

Não me custa ensinar que: Altruísmo é a ausência de egoísmo. É a mais pura abnegação. É a atitude sempre positiva que visa o bem-estar do próximo, não tendo em consideração interesses particulares.

O amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo. Solitária, consegue se ver em boa companhia nos momentos em que vê, acometida de um choro silencioso e plangente, velhas fotografias ou garatujas sem sentido dos filhos ou filhas, às vezes, ingratos. Agora, por livre opção, ausentes.

Uma mãe cariciosa mesmo sem o nada se sente feliz como se estivesse plena de tudo. Essas mesmas criaturas divinas estão sempre preocupadas, cheias de dúvidas e por isso questionando sobre os afazeres dos filhos e/ou filhas não por simples curiosidade, mas por benfazejo zelo e extrema candura.

Enquanto isso, seus filhos e filhas rebeldes, iguais aos tolos e fanáticos, convictos, pensam saberem de tudo.

CONVERSANDO COM MAMÃE JÚLIA

É claro que essa conversa com minha mamãe Júlia foi em sonho memorável pela sublimidade que representa. No sonho, entre rosas multicores, em um bosque indescritível, sob uma luz tênue de beleza resplandecente ela me dizia com sua foz calma e tranquilizadora:

"Não esqueça jamais que o amor precisa ser merecido e conquistado. Nunca imposto. O amor verdadeiro necessita ser tolerado e compreendido, mas nunca cobrado. O amor entre um homem e uma mulher... É obrigatório que seja único, mas nunca sozinho para não acabar sem haver iniciado.".

"E para você não esquecer... Lembre-se: O amor verdadeiro entre mãe e filho (a) necessita ser recíproco e sincero. O seio abençoado que alimenta a filha ou filho fica pertinho do coração para receber a energia mais saudável, o amor mais sublime do calor materno. A cumplicidade e o amor entre os filhos e sua mãe precisa ser autêntico, com força e luz tão divina quanto todas as ofensas, mágoas e ressentimentos, de forma recíproca, carecem de perdão incondicional e fraterno.".

"O segredo da evolução espiritual não está apenas no cultuar, sem limites, as virtudes teologais (Fé, Caridade e Esperança), mas sobretudo em PERDOAR A QUEM LHE OFENDE! Não perdoe a quem lhe afronta ou vilipendia porque elas ou eles merecem perdão ou não sabem o que dizem ou fazem... Perdoe sempre porque você é amoroso, guerreiro do bem e por isso merece a paz, o justo galardão. Eu e seu papai José Muniz Pereira acreditávamos e ainda acreditamos que o coração das mães e dos pais é como um abismo perfumoso e iluminado no fundo do qual se encontra sempre uma luz azulada chamada perdão.".

CONCLUSÃO

Sei e reconheço que tive muita sorte de ter tido D. Júlia e Seu Muniz (Como eram conhecidos, no bairro da Bela Vista, sito em Campina Grande, PB) como meus pais. Cresci e aprendi, às vezes, levando cascudos e bordoadas de cordas trançadas, a viver pela mão e látego sibilante de uma mulher e um homem fantásticos quanto o foram mamãe Júlia e papai Muniz. Por tudo isso e muito mais sinto saudade, amor e gratidão.

Neste mês de maio de 2019, quando muitos filhos e filhas brindam com suas mães... A dor da partida (ano de 1983) da minha mãe e do meu pai (ano de 1999) dói mais do que o normal, mas essa angústia virou serena saudade, uma saudade que eu sei será breve pelo nosso esperado reencontro.

Enquanto não chega esse momento festejaremos em meus sonhos ou devaneios, na quietude do silêncio e madrugadas frias e chuvosas, esta homenagem sentida. Nessas sublimes lembranças ouvirei atento seus conselhos e prometendo seguir a trilha estreita, mas iluminada e segura do AMOR DE MÃE: O MELHOR EXEMPLO DE ALTRUÍSMO!