À ZOROASTRO CAMPOS DE MAGALHAES

Descanse em paz. Sua missão foi cumprida.

Certamente faltará palavras a qualquer um que pretenda falar da brilhante participação de Zoroastro Campos de Magalhães na vida social, cultural e principalmente politica, de Correntina; com ênfase entre as décadas 60 e 80, quando mais de perto O presenciei em ação.

Zoroastro É sem dúvida um de nossos últimos moicanos, da tribo de nossos grandes heróis correntinense, e um dos mais ilustres forasteiros, que tornou-se filho por adoção. Zoroastro escolheu Correntina Correntina escolheu Zoroastro, o mineiro de Januária que um dia tivemos a grata satisfação de receber e acolher em nosso municipio. Mais uma vez a beleza da mulher correntinense exerce uma função atrativa, de nobres valores, que vêm pra somar em nossa vida cultural.

(pesquisando junto à família)

Como Zoroastro chegou à Correntina?

O começo do namoro… data do casamento… fiihos

Qual data de nascimento e falecimento? 29/05/2019

Descreva onde e como se conheceram.

quando ele chegou a Correntina?

Quando Zoroastro entrou para politica,

você tentou dissuadi-lo da vida politica?

Quem foi o grande referencial politico para influenciá-lo entrar para a politica.

Por ter Zoroastro apoiado uma corrente politica contrária ao sogro.

Isso gerou problemas de relacionamento familiar?

O que a esposa lembra da prisão politico de Zoroastro?

É uma pergunta que certamente se faz a todos os forasteiros que aqui estabeleceram morada. A grande maioria fora atraído pelo amor a uma mulher ou de um homem, por maior forasteira que Ena Pereira não existiu. Ao se conheceram, homem e mulher acabam optando por morar em Correntina, que sempre teve braços abertos para recebermos os dignos forasteiros que tornam-se filhos por adoção. Embora saibamos que em meio do trigo sempre se colhe uma ou outra semente de joio.

Como ninguém, Zoroastro defendeu os direitos democráticos do município, usurpados pela ARENA, fundada em abril de 1966,. Era um partido político predominantemente conservador.; sua criação se deu em decorrência do Ato Institucional No. 2, baixado pelo regime militar, com a missão determinante de extinguir a pluralidade partidária existente no Brasil. Assim, foram extintos os 13 partidos políticos legalizados no País e determinada a implantação do bipartidarismo. Somene dois partidos estavam autorizados, e a ARENA tinha a missão primordial de dar sustentação politica aos militares que assumiram o poder, pós revolução de 64, Os membros e eleitores eram chamados de "arenistas"., porém por periodo esse bipartidarismo era fundidos em um só partido, ou seja, Arena 1 e Arena 2, o que fez surgir o movimento para retorno à legalidade dos demais paritidos, e o primeiro nesta luta se originou do movimento prodemocracia, liderada por Dr. Diretas, Ulisses Guimarães . A ARENA abusava das credenciais militares e fazia de tudo para impedir a legalização do MDB, pois isso traria de volta os demais partidos.

Em Correntina Zoroastro Magalhaes lidera o movimento popular dos cidadaos, pela legalização do MDB e assim ocorrera em todos os municipio. O MDB fora legalizada na força bruta.. A policia era totalmente arbitraria e mantinha cruel vigilancia aos movimentos da oposição, enquanto a Arena se mantinha absoluta, sob a guarda das forças militares, comandada pelos governadores de estado. Muitos foram os nossos líderes que tiveram que apelar para a Igreja Católica, quando o Reverendo Padre André a muitos socorreu, as pressas, pois a policia estava no encalço para prender. Até mesmo na área federal da Codevasf, canteiro de produção de energia; o Dr. Raul Arantes Costa, socorreu alguns desses lideres, pois sendo o local de propriedade da federação, a policia não podia entrar quando bem pretendesse; era preciso autorização federal, para isso.

Zoroastro reunira a sua volta a nata política do município que na sede tinha maioria absoluta na opiniao e no voto; entretanto, ao discorrer sobre a historia politica de Correntina, se constata que o município sempre foi o entrave do progresso, dada a facilidade do governo vigente persuadir ou negociar o voto; ve-se ai uma exceção no povoado de São Manoel e do Cerco, lugares onde a oposição sempre fora uma bandeira a tremular no mastro da liberdade.

Após indicação de Elias França ao Governo, pelo Major Felix Joaquim de Araújo e anos depois o rompe Elias França se liberda da influencia do Major Felix e passa ser lider em seu grupo politico que a partir de então, assume o comando politico municipal, sendo o mandatário apoiado pela Arena que se mantem no governo até… quando esse grupo a contragosto indica Teofilo Guerra para sucessão de … e a família Araújo e Guerra fazem as pases e passam a caminha juntas, nas questões politicas.

Zoroastro e seus fieis companheiros ficaram a bandeira do então honrado MDB no município as duras penas, mas não vencera a maquina administrativa no interior do município, nas eleições disputadas. Dr. Lauro, Valderina Coimbra Costa, Arcenio Ramos, Zoroastro Magalhaes, Joaquim Rocha (Brotinho) Ezequiel Pereira, não conseguiram derrubar o esquema de compras de voto, comum na politica brasileira, nem mesmo por considerar que eram candidatos com nível cultural capaz de dar um novo rumo ao tacanho desenvolvimento do municipio; apelamos mais uma vez para as exceções, considerando que Ezequiel Barbosa, mesmo um fiel escudeiro do grupo ligado a Dr. Lauro Joaquim e Zoroastro Magalhães, não apresentava conhecimento para comandar o munipio, mas fora Ele o agraciado a romper essa maldição sobre os diplomados, candidatos passados, mesmo não sendo diplomado. Ezequiel se valera do rompimento politico do prefeito José Maria com o PDS, sendo naquela ocasião esse grupo liderado por Teófilo Guerra, o mesmo derá fim a saga de Elias França e a velha Arena e do outro lado, Ezequiel Pereira Barbosa, que assumira o porto de líder do grupo histórico, de Major Felix Joaquim, Lauro Joaquim Zoroastro Magalhães, Dr. Joaquim Silva e Ezequiel Barbosa e Ezequiel Barbosa, incansavelmente até que a pedra dura, fosse furada pela água mole. Frase que nos remota ao grande compositor das marchinhas politicas de campanha, Liozirio Ferreira, na campanha de Zoroastro e Joaquim compôs os seguintes versos musicalizados no ritmo marcha de carnaval

Desta vez a coisa é diferente

O próprio povo é que está pra frente

Quando povo quer ninguém mas pode

E quem não pode tem que virar bode

Nem que chora nem que berra

Só não queremos é Guerra (Teofilo)

Pois nõs somos da paz não podemos dá pra tras

Agua mole em pedra dura

Tanto bate ate que fura

Fura agora sim com Zoroastro e Joaquim.

São muitas as celebres canções politicas compostas pelo imortais compositores correntinenses, que com maestria cantavam em seus versos os fotos do momento; entre esses destacaram: Claudionor Rocha, Iozinho Costa, Clarice Santos, Ene Pereira da Rocha. Ezequiel Barbosa passou por três administrações, não consecutivas, sua experiência era em fazer politica e não administrar. Excedeu na autoridade e não tinha habito de outvir seu secreteriado, quando esses divergiam de sua opinião. Numa reunião com os professores municipais, chegou ao absurdo ao proferir.

“- Eu tenho mais conhecimento que vocês tudo”…

Ezequiel desacatava as sugestões de qualquer um engenheiros, professores, e quem quisesse ter uma opinião aceita tinha que ter perspicácia pois no dia em que ele estava com o espirito de “sabe tudo” não tinha opinião de profissional que sobrepunha a sua. Sua primeira administração foi louvável, principalmente quando construiu a praça do poder Executivo, fora do velho centro da cidade, que abriga também o fórum municipal, só não sendo perfeita sua visão, por faltar na praça o poder Executivo, mas esse é outro problema de nosso Legislativo, que há muito não sabe o que é ter um membro capacitado para tais funções. A anos eles constroem uma sede no bairro da Varginha, comprimida num espaço inadequado, sem estacionamento e sem ventilação adequada; um Elefante Branco que tem sido fonte de corrupção, com superfaturamento. Obra essa que passa de legislatura a legislatura, sem que ninguém dê um basta na sangria de recursos.

Há uma distancia infinita entre Ezequiel Barbosa e as lideranças que o precedeu, mas que se admire e aplauda sua obstinação pela politica, suas intenções reacenderam a esperança popular tanto na sede como no interior do municipio, Ele manteve a chama da esperança de mudanças, de desenvolvimento e sem querer muito, agro, industrias; principalmente saúde e educação. Ezequiel teve muito com quem aprender e esta determinação certamente tem reflexo no engajamento politico ao lado de Zoroastro Magalhães. Esteve do lado certo, foi determinande sua determinação, quase que obcessiva, a ponto de tornar-se lider em um grupo pelo passou passara vários genios.

Ezequiel Barbosa foi um remanescente do velho MDB, que juntamente com Zoroastro Magalhães, Doda Dourado, Joelio de Araujo Ramos, Ezequiel Barbosa, Cloves Palmeiras, Liozirio Ferreira, Deodomiro Silva, Claudionor e Rubens Rocha, Ena Pereira, Classice e Valter Santos, Pedro e Nelson Ferreira, Raimundo Costa, Reinaldo Alcantara, e muitos outros, que na força e na raça, brigaram para registrar o partido no município.

Era um partido novo, ético, democratico, orquestrado nada mais ou menos que o Dr. Diretas, ou seja Ulises Guimarães, que pessoalmente esteve em Correntina, na ocasião, era um partido novo, cheio de ideias, fiel aos princípios democráticos, que enfim chegava ao oeste baiano , onde fincaram a bandeira do partido na raça pura! A policia torno-se partidária do governo estadual e municipal, que fez vir da capital um tal de Sargento Cabral, com ordens especificas para promover a desordem entre os dirigentes e eleitores identificados, da oposição; esse sargento tirou a paz das famílias que se enclausuraram; muitos buscaram refugios na igreja e na codevasf.

Naquele Brasil, do período militar, a redemocratização era um sonho de toda a oposição, uma vez que somente a Aliança Renovadora Nacional, Arena, tinha o que chamo de ortoga, ou autorização, para fazer politica, os demais partidos foram extintos pela intervenção militar e os direitos politicos do comum, foram de igual forma tolhidos, só existindo duas opções para o voto: Não votar ou votar na única opão regularizada.

Zoroastro foi a voz ativa, o grito dos fracos e oprimidos, que na sua voz e pujança nos fizera imbatíveis; destemidos diante dos tribunais, em busca de direitos democraticos, justiça. Entretanto, até hoje os correntinenses padecem da miopia politica, cada vez mais decorrente da carencia de cultural, nivela a níveis deprimentes, que os torna incapaz de identificar o que é melhor pra sí ou para seu Pais.

Os correntinenses poucas vezes deram prova da maturidade política, quando se trata das escolhas de seus governantes e representantes legislativo e o auge desta ineficiência está na autorização eleitoral, dos quatro mandatos do atual prefeito municipal, vulgo Maguila, inapto para administração, mas eficiente na persuação dos eleitores, cujo nível se equivalem. Com o devido respeito as excessões.

Zoroastro disse-me certa feita, que seu Pai o levara pessoalmente ao Major Felix a quem o apresentara e o entregará em adoção. Dai, certamente, o respeito e a admiração que esse tinha pelo Major e seus familiares; tornara discipulo fiel do Dr. Lauro Joaquim de Araújo, em sua ultima aparicação direta no cenário politico, quando concorrera com Euclides Moreia ao pleito de 1968. Dr. Louro, ex-prefeito, idealizados visionário, construiu a primeira usina hidroelétrica de Correntina, a Usina Piloto, que tinha capacidade limita para iluminar a cidade, como um todo, ruas, comercio e lares; nesta obra Dr. Lauro onde empregou recursos próprios, para esta finalidade, até que o governo federal, conhecendo a viabilidade do projeto, assumira a conclusão da obra, que uma vez inaugurada, deu origem a Usina Hidroelétrica de Correntina, que no seu período auréo iluminou mais de trintas municípios do oeste baiano.

Esta carência de visão futurista é o que sempre amargamos, no histórico das administrações. Correntina bem que poderia ter em seu território, indústrias ou fábricas, ser um polo atrativo, com fartura de água, terras, energia elétrica, gerar empregos. Correntina poderia ter sido a Eduardo Magalhães desde os anos 60. Somente no Governo Teófilo Guerra, com o advento da agro, Correntina sem destaca na produção de grãos, mas paga u alto preço em razão da forma com que se deu o processo da industrialização do cerrado, para produção de graos. Pagamos até hoje e até quando pagaremos, não sei. A falta de criterios, de desmatamento e aproveitamento dos mananciais de água , deu liberdade a homens que não tem outra coisa em mente, senão plantar, colher, exportar e faturar em dólar, sabendo que as consequências um dia viriam, mas enquanto isso, agem, ainda hoje, com liberdade e sem fiscalização do meio ambiente já em estado avançado de degradação e real ameaça de desertificação de uma das maiores reserva de água do pais, o aquifero …

Com certeza se Correntina tivesse na hora certa, caido nas maos de homens visionários, desde Dr. Lauro Joaquim de Araújo, quando o mesmo em sua plataforma eleitoral, para um segundo mandato, almejava crias o Parque Nacional de Correntina, onde hoje teríamos uma área de plantio limitada as regras ecológicas e naturalista.

É ainda um município que pode, se houver determinação e autoridade, recuperar muito o cerrado degradado, criar areas de preservação ambientas, recompor as matas nativas, reflorestar o cerrado, encontrar lugares adequados, no percurso do rio, para se criar reservatórios de águas, que nos assegure fornecimento do precioso líquido, em períodos de seca. O rico município empobrece a cada dia, a cada vez que o assoreamento, aos poucos, aterra seu leito, suas nascentes e que máquinas bombas, possantes, tirem milhares de metros cúbicos, para os gigantes piscinões, assegurando o fornecimento de água no período de seca; as plantações não podem morrer pela falta d´água, os resto… que se vire. E quem poderia se virar era o Executivo e a Câmera de Vereadores, porém, essa, é munida pelas conveniências que lhes asseguram as vaidades e a boa vida porvir. A para irrigação. da agro, perfurem o solo, para Um rico município que ate hoje padece em seus dias, o município defiar a cada pleito, com um crescimento pífio, tão medíocre quanto as escolhas de seu eleitorado, quanto aos escolhidos das ultimas décadas.

Nossos ideais estão mortos e o nosso futuro, por certo, condenado a catástrofe que assolou o oeste na década de 40, a migração dos macaubenses e região, deu origem ao nosso município.

Porém o que testemunhamos ao longos desses desgovernos, é a limitação das operações tapa-buracos, patrolamento de vias, pontes, mas nenhum projeto futurista que assegure a existência da vida humana e animal. O que se agiganta são as perdas irreparáveis de nossas riquezas naturais. Cerrado, Caatingas, Gerais, Rios, flora e fauna, que tornam-se lembranças emolduradas em álbuns avulsos de fotografias.

Assistimos incolumes a invasão de nosso cerrado, caatingas e veredas, entregue pela Câmara de Vereadores da década de 80 e prefeito, sem adotar critérios de exploração. Deram asas e dentes mortais aos "morcegos e gafanhotos metálicos" sulistas, que em pouco mais de uma década, destruíram nossa flora, nossa fauna e fizeram a região oeste da bahia um celeiro de destaque mundial. Ótimo, não se pode barrar o progresso, mas o progresso que se instala com responsabilidades e consciência de seus limites.

Não nos bastou a Câmara de Vereadores da década de 80, agora surge outra safra de ociosos legisladores que vergonhosamente se gladiam em plenário, na partilha dos privilégios e direitos, enquanto o povo se contenta com seus despojos, como que indiferentes. Os ideais do povo?, UMA OVA! .

Diante de tudo isso, se sabe hoje a falta que nos faz a geração dos homens de outrora, Zoroastro Magalhães e aquela safra de bravos que não só restaurou nossa democracia, mas nossa esperança em dias melhores.

A emancipação do Rosário é sem duvida uma tragédia anunciada, será o armagedom correntinense, sem duvida. Não temos homens públicos preparados para saberem negociar os limites dos municípios e aí, certamente, perderemos não só a receita dos impostos das megas plantações, mas também, o pouco dominio que nos resta, sobre autorgas hídricas. Outra vez sem critérios, hão de entregar o último veio de riqueza do Cerrado. Perdemos o domínio sobre o direito das águas, perderemos de fato, submissos a posse do novo município!.

Nenhum politico se levantará, como levantou Zoroastro e seu grupo de liderados, para nos defender como Eles nos defenderam num momento crucial de nossa história. Se o povo não se manifestar, como manifestara no movimento “Revolta das Águas” em 2015, ninguém mais o fará, pois como acontecera com esse movimento, acontecerá também nos próximos, quando estarrecidos presenciamos os políticos eleitos pelo povo, se aliar aos poderosos da agro, ao defender o direito ilimitado as águas do aquífero Urucuia.

Que falta você nos faz Zoroastro, pois todo esse tempo de silencio, reclusão em seu lar, poderia ter nos conduzidos a dias, que hoje, certemente fariam a diferença; mas hoje, Zoroastro é um nome que a cada dia que passa, vai caindo no esquecimento, sem que muitos saibam que foi este homem, o que lutou por nós, mas sem o reconhecimento do povo. Zoroastro hoje é morto, morre uma lenda.

.

Seus últimos anos, foram tomados pelo cansado e idade; Zoroastro foi esquecido, ainda em vida, se enclausurou! Porém eu me sinto na obrigação, de correntinense, testemunha de sua luta, abrir um espaço justo, na história, para guardar a memoria do ilustre professor, advogado e militante politico. O insucesso não foi falta de empenho; mas a ausência, uma vez que os velhos companheiros, ao passar dos anos, foi morrendo um após o outro e acabou por ficar só.

Sem VOCÊ, meu amigo Zoroastro, seguimos a via sacra, sem vigário e sem terço, sem Ave Maria ou ladainha penitentes que nos salvasse do cruel destino que hoje se configura. Quem hoje poderia carregar nossa cruz, com a fé no porvir! Quem há de percorrer as sete cruzes, pelos sete cruzeiros da cidade em penitentes cantorias, implorando chuva de cultura e discernimento?

Ao longo de décadas, nenhuma visão futurista, para criar represas reservatórios de águas. A única existente feita na década de 50, com o objetivo de desviar 20% ou 30% do volume de água do rio, para mover as turbinas elétricas da Usina. Hoje todo o rio é canalizado e não tem a força para mover as mesmas turbinas existentes e a represa, totalmente assoreada não retem nem 20% do volume que um dia reteve.

A canção - O que será amanhã, já amanheceu e nada satisfatório é cada amanhecer. Na verdade cantamos uma outra canção: Que Pais é esse. Espero não ter que ouvir, tão cedo, outra canção de triste realidade, que para nós é uma profecia do profeta Gonzação: - A triste partida.

Zoroastro era um homem de ação e razão. Não era de forjar pretextos para impor seus protestos. Eu não poderia negar-lhe, neste texto suas carateristas e sua irreverencia, quando precisava mostrar atitude.

É uma homenagem protesto, que lhe faço, pois este foi o perfil de bravo, lider, que me serviu de referencial. Senti-me gratificado pelas inúmeras visitas feitas a Ele, quando ia a Correntina; em seu escritório, aos fundos de sua residencia que acesso à avenida, tive o prazer de horas infindas num papo que eram como se aulas praticas, de moral, ética e civica. Dessas aulas absolvi todas lições, que ainda carrego comigo.

Politicamente correto sobretudo sincero. Eloquente orador, pai por excelência do qual se orgulha os filhos, esposa. Deixará saudade em todos corações que o conheceram de perto e testemunharam sua luta. Com certeza Zoroastro descansou sua´lma das atrocidades politicas que hoje envergonha aparelhada pelo Socialismo e Comunisto que Ele tanto lutou; somos uma Nação aparelhada e por um pouco não teriamos mais como escapar do futuro que havia traçado esses vil amantes das ditaduras, que aparelharam as universidade federais, a Suprema Corte, hoje tomada por bandidos de toga, que contaminou todo sistema judiciario e legislativo. Neste aspecto, um milagre acontecera nesta nação, o povo reagiu e nas eleições de 2018 disse não ao sistema corrupto que nos dominou por longas decadas. Os sonhos ainda não morreram, porém triste deve ter sido testemunhar a degradação cívica e a corrupção escraxante, para homens do brio de Zoroastro Campos de Magalhães, a quem certamente eu diria em um de nossos encontros: - Estamos no rumo certo mestre, o Brasil está renascendo.

Descansa em paz Zoroastro Magalhães, com honra que lhe é devida em nossa história, por sua luta vivida e repassada a cada correntinense que testemunhou cada dia de sua existência.

Obrigado por você nunca ter se dado por vencido, o seu silêncio foi e será compreendido, pois é impossível vencer uma luta, sem a força das massas. Obrigado pelas tantas palavras amiga, de animo e luta, que recebi de você, que me faz com propriedade que parte de mim sou Eu, a outra é você, que ainda resiste no espirito agarrido que de ti herdei. É legado.

Perdemos todos nós, com a Sua partida; perdeu a cidade, perdeu a politica, uma perda irreparável, pois poucos são os homens que em si somam, tantas qualidades. Como sonhei naquelas campanhas eleitorais. Meu primeiro voto! Elege-lo prefeito de Correntina era nos dar de volta a oportunidade interrompida, na era do Prefeito Dr. Lauro Joaquim de Araújo... outro sonho perdido! deixado de sonhar.

Nos que o admiramos em vida, vamos continuar carregando a principal essência do seu legado. Seus feitos, seus pensamentos transformados em ações, hão de renascer, creio. A semente lançada ao solo, morre, para retornar à vida em um novo ciclo. Nem tudo está perdido !

OBRIGADO JANUÁRIA-MG, por nos ceder este filho ilustre, que tornou-se correntinense por adoção e de coração. Descanse em paz Guerreiro, sua luta não foi perdida, pois ainda temos esperança de que na´lma e na consciência deste nosso povo, um dia, o futuro finalmente seja uma realidade...

Flamarion Costa