HOJE UMA ESTRELA FAZ ANIVERSÁRIO

Poucas vezes na minha vida conciliei a certeza racional com a intuição premonitória. Esse equilíbrio a poesia tem me dado de forma razoável, mas a vida é arte ainda mais misteriosa e viver não leva a conclusão nenhuma – exceto que vivemos para ver a vida ensinar como se vive.

Quando dei à luz minha segunda filha alcancei conciliação. E como ela mesma hoje me diz sorrindo, eu só descobri o que era amar quando e depois que Júlia nasceu.

Quando decidi buscar a Julia na constelação imaginada, um pedaço de mim sabia o caminho sem nome da gravidade onde o espírito dela orbitava, o não-lugar onde nossa alma tinha marcado encontro.

Meu êxtase comportava medo, tamanha certeza implica responsabilidades.

Talvez o medo fosse o receio de que em algum momento eu a deixaria brilhar sozinha. Proteger uma estrela menina, lustrar e cuidar do brilho dela é deixá-la viver afastada mas na mesma órbita - os filhos a gente engendra na vida para que vivam suas vidas e não as nossas.

Com a certeza de que eu engravidaria penetrando o avesso daquela constelação que não soube nomear saudei a alma pequenina em minhas mãos invisíveis de poeta com a certeza de que alcançando o tecido em que dormia fizesse germinar desse lado do deserto, no desaterro onde cada um de nós peregrina nem sempre feliz, dei à luz a minha pequena obra prima. Essa demanda foi uma vitória, dei-lhe nome, escolhi o nome mais bonito do universo nele me vi espelhado - nome abrangente, tão enorme quanto condensado, nome próprio de rainha, de uma estrela – JÚLIA!

*

*

do seu pai Bill, Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 18/07/2019
Reeditado em 12/11/2019
Código do texto: T6698707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.