A Faixa Em Homenagem A Senna Da Seleção Em 1994

A conquista do tetracampeonato mundial em 1994, pela seleção brasileira carrega imagens marcantes: o pênalti perdido por Roberto Baggio, os gols de Romário, o bebê embalado por Bebeto, o palavrão de Dunga ao erguer a taça e a cotovelada de Leonardo. Uma delas ocorreu após a final contra a Itália, quando os jogadores abriram uma faixa no gramado do estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos, e exibiram uma mensagem: "Senna... aceleramos juntos. O tetra é nosso".

Ayrton Senna, maior ídolo esportivo do país, morreu 50 dias antes de a seleção estrear na Copa do Mundo. A homenagem foi memorável, e durante a produção da reportagem especial publicada ontem (17), no aniversário de 25 anos do tetra, uma dúvida apareceu: qual teria sido o destino daquela faixa branca com letras pretas?

Há uma série de vídeos da transmissão da final da Copa de 94. Na RGT, Galvão Bueno, Pelé e Arnaldo Cezar Coelho, a faixa dedicada a Ayrton Senna ganha destaque. O narrador, amigo do piloto, se emociona quando toca o "Tema da Vitória", associado a Senna, para representar a vitória da seleção masculina de futebol. As imagens mostram que Américo Faria, ex-superintendente da CBF, quem dobra a faixa após os jogadores exibirem aos torcedores. Após 25 anos, o dirigente aposentado revelou o paradeiro.

"Essa faixa quem fez fui eu e ela está guardada comigo até hoje", disse Faria, que enviou à reportagem uma foto da faixa, que segura ao lado da neta.

"Fazia um tempo que eu não via essa faixa, mas ela foi dobrada e guardada. Eu fui emendando as folhas, unindo, não me lembro se foi com durex ou fita crepe", conta Américo Faria.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 18/07/2019
Código do texto: T6699203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.