Mascotes Oficiais Do Palmeiras

Os mascotes oficiais são o periquito verde e o porco.

De acordo com o site oficial, o periquito foi escolhido desde a fundação do time por causa da comum coloração verde, do periquito e do clube, e por esse passarinho existir em abundância onde o clube está localizado, no bairro da Pompeia. Uma curiosidade: o periquito, apesar de alguns confundirem, nada tem a ver com o personagem da Disney Zé Carioca, que é um papagaio. O palmeirense é bem mais antigo e foi desenhado em São Paulo.

O "porco" surgiu, na verdade, como provocação e gozação das torcidas adversárias, já que o termo era uma forma pejorativa, desde a Segunda Guerra Mundial, como a elite paulistana se referia aos italianos e descendentes que moravam em São Paulo.

O termo pejorativo foi adotado em 1969 pela torcida do rival do Corinthians. Dois jogadores do time alvinegro morreram em um acidente de carro naquele ano e o Corinthians precisava inscrever novos atletas no Campeonato Paulista. Pelo regulamento, a equipe precisava do aval unânime dos outros clubes participantes, mas dirigentes palmeirenses acabaram vetando a filiação dos adversários e ficaram com a fama de ser "espírito de porco". No clássico seguinte entre os dois times, torcedores rivais chegaram a soltar um porco em campo e começaram a chamar o alviverde com o termo pejorativo.

Depois de se sentir ofendida por um bom tempo com o apelido, a torcida alviverde, numa estratégia elaborada por um dos diretores do clube, adotou o animal como mascote nos anos 80 do século XX, eliminado a gozação dos rivais. Hoje, grita entusiasmada nos jogos: "Olê, Porco! Olê, Porco!" Tal grito é um dos mais tradicionais do País e costuma inflamar os palmeirenses durante as partidas.

Em novembro de 2016, pouco antes da partida contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o Palmeiras oficializou o porco como mascote do clube. Com o nome de Gobatto, o mascote é uma referência a João Roberto Gobatto, diretor de marketing, que era favorável à adoção definitiva do apelido já na década de 80.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 26/08/2019
Código do texto: T6729859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.